OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Escritores prestam homenagen à Eron


No encontro mensal dos literatos avareenses esteve presente o Prefeito Barcheti declamou uma poesia de Marilia Pires
A XVIII edição do Sarau Poético, no Centro Literário “Anita Ferreira De Maria”, localizado na sala um das Oficinas Culturais José Reis Filho, no Cineclube Avaré (CAC), aconteceu na sexta dia 25 mantendo o cronograma proposto pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer que agendou o evento para todas as ultimas sextas feiras de cada mês.
Além dos poetas, que tradicionalmente frequentam as edições do sarau, estiveram presentes; o Secretário da Cultura e Lazer, Gilson Câmara, o Prefeito Rogélio Barcheti e Antonio Marcos de Campos que veio (ele que integra também o grupo do Centro Literário) especialmente para receber a edição do Suplemento Poético (n.18) que traz na capa uma homenagem a Eronides de Oliveira, o artista e poeta Eron, falecido recentemente.
Barcheti fez questão de trazer, com sua presença, o apoio à iniciativa dos integrantes do Centro Literário em homenagear tão importante personalidade representativa da Cultura Avareense.
Na ocasião mais uma vez comentou seu grande interesse em promover e incentivar as atividades da Cultura na qual iniciou sua carreira política como Secretário Municipal de Cultura no inicio dos anos 90.
Para finalizar sua participação declamou uma poesia de Marília Pires.
Ainda neste encontro uma nova integrante foi apresentada e partir da próxima edição contribuíra com seus trabalhos, Ana Paula Vicentini (que também é apresentadora do Programa Transversal do Tempo na Rádio Cidadania FM) e um jovem poeta do Sul do país (sobrinho de Rosa Yuri que faz parte do Centro) enviou seu primeiro trabalho como participação especial e partir de agora também escreverá periodicamente para o Suplemento Poético – Rafael Pacheco Seabra – “Pulando pelo tempo” (Página 4).

A HOMENAGEM
(Capa do Suplemento Poético do mês de Junho de 2010)
Eron um nome eternamente ligado à poesia
Eronides de Oliveira, talvez este nome não tenha muita sonoridade, mas com certeza ao citar ERON, dificilmente a emoção da lembrança não tomará conta daqueles que se encantam de forma sensível com a literatura e principalmente a poesia.
O sorriso e a simpatia de ERON podem até não estar mais neste plano físico e com certeza fará uma falta incomensurável ver aquele que se eternizou na galeria dos grandes incentivadores da cultura de Avaré, mas a sua visão de mundo será uma companhia doce e terna que permitirá um suporte emocional causado pela dor da ausência física.
Eron permitiu com certeza uma Avaré melhor menos árida mais apaixonada e envolvida com a cultura, não somente por ter chegado ao cargo de Secretário da pasta cultural, sucedendo o sempre parceiro Antonio Marcos, mas principalmente pela maneira profunda com que se dedicava a escrever seus textos literários.
Amante da boa musica e com um acervo incalculável de discos seria mais que notório ver a grandiosidade expressiva de suas poesias que nos permitiram e continuaram permitindo o enriquecimento deste Suplemento dedicado à Poesia e Literatura.
Fará falta o seu “Em Tempo de Orkut” onde dividia a apresentação com Antonio Marcos, na Rádio Cidadania FM, fará falta sua participação, opinião, questionamentos na maioria das ações de cultura de Avaré.
Finalizo com trechos de uma frase que para mim diz tudo sobre Eron, publicado em texto do Semanário Oficial de Avaré:
“ ...Era uma pessoa alegre, de bem com vida,amigo...”
Por: Guma Castellucci.

                                                                        --o--

Nota editorial: O Sarau Poético é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Lazer, por intermédio do Centro Literário “Anita Ferreira De Maria” e acontece sempre na última sexta-feira de cada mês. A cada edição, os escritores avareenses que comparecem no evento se reúnem para uma confraternização, onde declamam suas poesias e trocam informações sobre literatura, formas de poemas (moderna, concreta, entre outras). Na ocasião é distribuído o Suplemento Poético onde estão as poesias selecionadas no mês. Este informativo é gratuito e pode ser adquirido na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, lembrando, porém ser uma tiragem bastante limitada que tem por intuito a divulgação do trabalha do artista.
Tanto o evento quanto a impressão do Suplemento tem o apoio e manutenção da Prefeitura da Estância Turística de Avaré.
Informações Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Lazer:
Fones 14 37325057 ou 14 97746933


Postagem Anterior Próxima Postagem