OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

REGISTRO HISTÓRICO "Desenhista de Avaré é destaque em revista"

A Revista Perfil Étnico em sua edição de Julho traz a inserção de uma das Tirinhas da “Turma do Guma”, numa inusitada situação que retrata a importância da comunicação eficiente para o bom andamento dos serviços em uma empresa.
A Revista fez uma matéria sobre o desenhista avareense que trabalha com a criação de personagens desde 2003 e que após associação com uma ideia de Gumercindo Castellucci Filho, passou a ser usado como um novo método de divulgação, atrativo pelo baixo custo e bom resultado, para as empresas.

Os personagens “pilotos” desse projeto são os integrantes da “Turma do Guma” e por isso mesmo foram os destaques da matéria sobre Oliveira.
A Perfil Étnico tem uma tiragem de 10 mil exemplares e uma circulação assegurada na Grande e São Paulo e Sorocaba.
                                                    A “TURMA DO GUMA”
A Turma do Guma é na verdade um grupo de personagens ilustrados pelo desenhista e cartunista Flávio de Oliveira que é coproprietário dos direitos autorais, juntamente com Gumercindo Castellucci Filho.

Criados para fomentar as atividades do Posto de Atendimento SEBRAE-SP em 2005, os personagens da Turma do Guma fizeram sucesso nas tirinhas de jornais da cidade de Avaré, algumas cidades da região e hoje circulam em comunidades da região nordeste do país levados pelas empresas que prestam serviços para o SEBRAE-NE, com autorização de seus autores.
A ideia original era a criação de um grupo de personagens (Guma, Sabuguinho, Will Clic, Aninha, Tatinha, Katí, e outros que ainda estão sendo estudados) que se interagiriam em histórias focadas no Empreendedorismo e na Gestão de Negócios, como por exemplo, a primeira história, onde Aninha desempregada, encontra Guma (personagem alusivo a Gumercindo Castellucci Filho, na época o Representante de Atendimento do antigo Posto SEBRAE de Avaré) que a orienta a procurar a unidade (recém-inaugurada) do SEBRAE para ter noções sobre a elaboração de um plano de negócios que poderia dar um novo rumo à sua vida, permitindo-a ter seu próprio negócio.

Castellucci esta ideia levou a ideia a Flávio de Oliveira e juntos estruturaram todo o projeto, cujos direitos autorais (TURMA DO GUMA) foram reservados a ambos através do registro competente em maio de 2006.
A grande virtude do projeto segundo seus autores é linguagem simples que permitiu o entendimento do que o SEBRAE (então desconhecido da população e confundido como um órgão que empresta dinheiro) realmente poderia fazer pela comunidade levando um número bastante satisfatório de atendimentos àquela unidade.
“O uso de personagens permite um canal de divulgação totalmente novo ao empresário e como um custo-benefício interessante. Claro, que cada empresa pode ter o seu próprio personagem, mas a utilização ou mesmo a interação com a TURMA DO GUMA que é de conhecimento da dessa região toda facilita ainda mais, dando agilidade ao processo” – foram comentários de Flávio Oliveira. “Ainda mais o fato de que os personagens representam pessoas conhecidas de todos, como é o caso do Jornalista Will, Sabuguinho e do próprio Gumercindo Castellucci, que emprestou seu codinome ao desenho para que houvesse uma identificação com o SEBRAE local, fato tido como o mais importante na época” – finalizou o desenhista.
Mais de 100 inserções da sequencia (de 15 tirinhas) circularam em jornais regionais, contando o crescimento da vida da empresária ANINHA que montou uma loja de confecções e de sua pequena comunidade onde Katí, dirigia um Restaurante por exemplo.
Marketing, Finanças, Treinamento, Organização enfim tudo o que é ligado ao negócio em si ou sua gestão foi focado na sequência, como por exemplo, o Restaurante MAGA´s que era dirigido, como citado por Katí, onde ANINHA e outros personagens eram clientes e precisava de noções para divulgar mais seu empreendimento.
Desligado do Posto de Atendimento, em 2009, Guma em conversa com Flávio resolveram dar sequencia ao projeto, devido à importância do mesmo no contexto de orientação.
E mesmo sem qualquer apoio de ordem financeira novas Tirinhas foram criadas e até mesmo o primeiro desenho animado que pode ser visto no YOU TUBE (www.youtube.com.br/drguma).
Embora ainda bastante simples e de pouca mobilidade o desenho é o primeiro de uma série que a dupla pretende realizar.
Alguns contratos publicitários, segundo comentários de ambos, estão sendo aguardados para que se possa, além das animações, realizar uma cartilha, um formato “gibi” contando uma ou duas histórias inteiras.

Para conhecer um pouco mais sobre o Projeto: Flávio de Oliveira (14) 96284725, ou com Gumercindo Castellucci (14) 97746933.



Postagem Anterior Próxima Postagem