segunda-feira, 8 de agosto de 2011

JG - JORNAL DO GUMA

PROJETO ESCOLAR REUNIRÁ
AMIGOS DO PROFESSOR CELSO

Por Silvana Mota

A Escola Professor Celso Ferreira da Silva, agendou para o dia 26 de agosto, na Câmara Municipal de Avaré, o encerramento do Projeto “Minha Escola é a Professor Celso Ferreira”, iniciado em março no estabelecimento de ensino.

 A abertura do projeto foi em março e reuniu familiares, alunos, educadores e Gesiel Jr.


O objetivo do Projeto é reunir pessoas que conviveram com o educador, empresário e político, e que desta maneira, estarão dando seus depoimentos aos estudantes, falando e recordando sobre a personalidade que dá nome aquela escola.
Na platéia, alunos atentos, ouvirão os depoimentos e conhecerão um pouco mais sobre o professor Celso, já que desde o início do projeto, os estudantes têm trabalhado de maneira diversificada e em diferentes áreas do conhecimento, o livro biográfico do escritor Gesiel Junior, “Professor Celso Ferreira “uma Lição de Vida”, lançado em 2005, pela Editora Gril. “O encontro será mais um momento de aprendizado e nossos alunos estão ansiosos pela data, já que também receberão homenagens por se destacarem nos concursos de poesias, música, maquetes, narrativa e desenho”, ressaltou a coordenadora da Escola a professora Rute Macedo de Freitas.

Bem recebido por familiares e amigos de Celso, o projeto foi além dos portões escolares, sendo grandes as manifestações de personalidades que conviveram com o homenageado e que dele lembram com carinho, respeito e muita saudade. Essa aceitação foi o que motivou a equipe escolar a esse ato solene na Câmara Municipal. “Não imaginávamos a grandeza de suas realizações até começarmos a estudar sua vida e ver a grande pessoa que ele foi tanto na vida escolar como no meio empresarial e política. Não poderíamos estar mais bem representados com o nome da nossa escola”, partilham da idéia os professores envolvidos no projeto. “Celso foi e continua sendo, como bem titulou Gesiel no seu livro: Uma lição de Vida para todos nós”, completam os educadores.
A repercussão do trabalho da escola foi grande também junto Poder Público, tendo a Câmara Municipal, através da presidente Marialva Biazon, aberto suas portas e colaborado sobremaneira para que esse dia fique na história e na memória de todos aqueles que conviveram com o saudoso Celso Ferreira da Silva.

A ESCOLA CELSO FERREIRA

A ESCOLA Celso Ferreira, foi inaugurada, no dia 3 de dezembro de 1992, na Rua Manoel dos Santos Callado, 207, no Bairro Vera Cruz, criada pela Lei Estadual número 7.912, no dia 15 de junho de 1992. Atualmente, a escola conta com 500 alunos, divididos nos períodos da manhã e tarde, no Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano.
Neste mês a escola também está em festa, pois acaba de receber a sua nova diretora, Flávia Fazion Novais, que depois de um trabalho de nove anos na Escola Érucci Paulucci, assume a cadeira como efetiva de cargo.