OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Avareense é premiado por trabalho de iniciação cientifica


O trabalho, intitulado Modelo de simulação para linhas de produção com trabalhadores deficientes, foi orientado pelo Prof. Dr. Alysson Machado Costa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC e realizado por Pedro Belin Castellucci, Engenheiro de Computação de Avaré.

Pedro com seu pai, Guma Castellucci e Avô Gomercindo Castellucci de Taquarituba.

Natural de Avaré, Filho de Gumercindo Castellucci Filho, o Guma e Maria Águeda Belin, Pedro Belin Castellucci estudou no Colégio Dimensão em Avaré e já realizou desde sua formatura em Engenharia de Computação pela USP de São Carlos (2011), trabalhos em São Paulo e em Los Angels nos Estados Unidos onde acompanhou um projeto da empresa multinacional ADVUS (onde atua como Consultor).
No final de setembro Pedro esteve no Rio de Janeiro onde recebeu premiação por um trabalho de iniciação cientifica que é publicação é parte de um projeto liderado pelo Prof. Dr. Alysson Machado Costa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC (USP) que envolve pesquisadores brasileiros e europeus, e busca promover a inclusão social de portadores de necessidades especiais por meio da computação e da matemática.
A notícia foi destaque em diversas publicações do meio científico por ser melhor projeto de iniciação científica no 44º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado no Rio de Janeiro, de 24 a 28 de setembro de 2012.
O artigo apresentado por Castellucci, que pode ser acessado na íntegra por este link, utiliza um modelo de simulação estocástico para confirmar a existência do "efeito tigela" em linhas de produção de deficientes, concluindo que essas linhas levemente desbalanceadas no formato de tigela são mais eficientes que linhas perfeitamente balanceadas.
Em resumo o trabalho do Avareense é importante nos processos de inclusão, pois permitirá um incremento na utilização da mão de obra vindo dos portadores de necessidades especiais com a otimização de resultados desse trabalho em linhas de produção.
NOTA DO SITE DA USP
Castellucci graduou-se em 2011 em Engenharia de Computação, curso oferecido pelo ICMC em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O professor Alysson Costa é Doutor em Administração pela Universidade de Montreal, no Canadá, possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, e especialização pela École Centrale de Lyon, na França. 


PARA CONHECER O TRABALHO CLIQUE AQUI
Postagem Anterior Próxima Postagem