OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JG - JORNAL DO GUMA

CULTURA

Biblioteca possui acervo de livros para deficientes visuais 

A Biblioteca Municipal da Estância Turística de Avaré possui um acervo de mais de 70 títulos de livros em Braille e 90 cds de áudio livros destinado a pessoa com deficiência visual. O acervo é fruto de uma parceria com a Fundação Dorina Nowil, que doou todos os livros e áudio livros para a Biblioteca.


Desde 2010, a Biblioteca recebe periodicamente da Fundação doações de livros em braille e áudio livros direcionado à esta comunidade. Atualmente, o acervo conta com 74 títulos de livros em Braille e 90 cds de áudio livros para aqueles que não sabem ler em Braille. Deficientes visuais cadastrados e instituições da área interessados podem se dirigir à biblioteca e realizar o empréstimo dos livros para leitura e os CDs para audição.
É importante salientar que tanto o portador de cegueira total, como o de visão subnormal carecem de recursos didáticos especiais, para garantir suas possibilidades de desenvolvimento e participação na sociedade. Para tanto, a biblioteca tendo como missão divulgar a informação a todos, fornecer suporte informacional e documental, preocupou-se com este segmento da população, dando-os a possibilidade de acesso à informação e ao conhecimento.
Vale-se salientar que, no ano de 2008, a Biblioteca Municipal da Estância Turística de Avaré possui um acervo de apenas 7.000 títulos de livros e, hoje, esse acervo já chegou ao expressivo número de 25.000 títulos.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos existe há mais de seis décadas e tem se dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência visual atuando na produção de livros em braille, livros e revistas em áudio, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para centenas de escolas, bibliotecas além de oferecer programas de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família.
Parte do acervo está na Secretaria das Pessoas com deficiência para facilitar o acesso aos mesmos. Para emprestar, basta apresentar o RG e um comprovante de endereço. Maiores informações no telefone (014) 3733-6004. A Biblioteca Municipal fica na Rua Minas Gerais n.º 279, Bairro Santa Maria (CAIC), e funciona de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h30.

Postagem Anterior Próxima Postagem