OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

CULTURA

Centro Literário quer ampliar suas atividades
Órgão espera adesão de mais poetas e autores, na primeira reunião do ano que aconteceu dia 25 o Secretário Gilson Camara falou das novidades para 2013 e apresentou as novas responsáveis pelo projeto que agora corre por conta da Biblioteca Municipal


Criado em 2008 com suporte e incentivo da Secretaria Municipal da Cultura, o Centro Literário Anita Ferreira De Maria reúne poetas e contistas de Avaré, os quais se encontram no auditório das Oficinas Culturais (antigo CAC), sempre na última sexta-feira de cada mês, para recitação de poemas e troca de experiências.
Tendo a premiada Anita Ferreira De Maria (1907-1990) como sua patronesse, o grupo se dispõe a estudar a obra poética dessa grande intelectual avareense e também a conhecer outros escritores, entre poetas e cronistas da cidade.
“O objetivo do Centro Literário é propiciar o intercâmbio da produção poética de nossos autores através da publicação de seus trabalhos”, diz nota da Secretaria da Cultura, ao acrescentar que nos últimos 4 anos, mensalmente, houve a publicação do Suplemento Poético, edição cultural feita para propagar os poemas da nova geração de autores avareenses.
Durante o período alguns membros e apoiadores do Centro Literário lançaram obras do gênero, dentre os quais Maurício de Barros, Joaquim Negrão, Antônio Marcos de Campos e José Leandro Franzolin.
Entre os anos de 2009 e 2012 a Secretaria da Cultura, para incentivar os autores, publicou quatro volumes da Antologia Poética, obras que reúnem trabalhos selecionados de poetas e cronistas locais.
PLANOS - Para 2013 a meta da pasta é motivar que os próprios autores se organizem e formem uma diretoria para conduzir as atividades do Centro Literário de maneira criativa e participativa, tendo o apoio de professores de Literatura e de outros voluntários que se entusiasmem com essa causa.
Já a Secretaria da Cultura pretende estimular a adesão de mais pessoas que apreciem escrever poemas e que ainda não tiveram a chance de divulgar suas obras. Atualmente, participam com regularidade das reuniões mensais no antigo CAC, cerca de 30 poetas de todas as idades.
“Queremos que esse número cresça. A proposta do Centro Literário, afinal, é despertar o surgimento de mais autores e dar a cada um a chance de ver seus poemas, crônicas ou contos veiculados na mídia”, acrescenta a nota da Cultura.
COMO PARTICIPAR – Para fazer parte do Centro Literário Anita Ferreira De Maria é muito simples. Basta a pessoa interessada comparecer aos encontros mensais do grupo e entregar seus trabalhos. Mais informações com Josana Carlos, na Biblioteca Municipal ou pelo telefone (14) 3733-6004. Fonte SECOM.
Na foto à direita as novas responsáveis pelas atividades do CLAFM com o Professor Franzolin.
Postagem Anterior Próxima Postagem