OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

CULTURA

Sucesso nas apresentações do Grupo Metallumfonia 


Os shows que fazem parte do projeto Metallumfonia, Obras Paulistas para Sexteto de Metais, produzido com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), aconteceu em Avaré nesta terça dia 20 em 3 apresentações
Realizado pela 3S Projetos com o apoio do Grupo Musical Sexteto em parceria com a Prefeitura Municipal de Avaré o Grupo Metallumfonia  formado por músicos e professores da região metropolitana de Campinas que atuam na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Conservatório de Tatuí e Instituto de Artes – Departamento de Música da UNICAMP deram um show de apresentação levando o publico, a maior parte composto de alunos das escolas avareenses a intensa participação.
O trompetista Paulo Ronqui explicou que o objetivo do grupo é divulgar o repertório para instrumentos de metal escrito por compositores paulistas e também despertar o interesse do público para a música de câmara. “Buscamos levar a produção musical paulista para instrumentos de metal aos mais diferenciados públicos desse estado. Queremos também demonstrar sucintamente a história dos instrumentos de metal e de como se relacionam com as composições na atualidade”, frisa Paulo Ronqui.
O repertório do sexteto foi escrito originalmente para esta formação e interpreta obras que contemplam o primeiro CD do grupo: “Metallumfonia, Obras paulistas para metais”. Enfatiza a música de boa qualidade, para públicos de todas as idades. “Para estas apresentações em Avaré selecionamos um repertório tanto obras de compositores paulistas que escreveram para os instrumentos de metal, quanto obras infanto-juvenis adaptadas para tal formação. Os concertos tiveram um caráter didático e apresentaram particularidades das obras e dos instrumentos empregados pelo grupo”, enfatizou Paulo Ronqui em sua entrevista no Jornal da Cidade da Radio Cidadania na manhã de terça feira.
Áudio da entrevista na integra no link Jornal da Cidade 
Ficha técnica:
Fransoel de Carli: Trombone baixo, pesquisador do repertório

Paulo Ronqui: 1° trompete, diretor artístico

Jéferson Anastácio: 2° trompete

Isac Emerick: Trompa e arranjador

Robson de Nadai: Trombone tenor e arranjador

Wellington Ronqui: Trombone tenor

Postagem Anterior Próxima Postagem