OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

ESPECIAL

ROTARY FAZ 90 ANOS DE BRASIL

Surgia em 1905 na cidade americana de Chicago o Rotary Club uma organização fundada para praticar os bons princípios da ética e da compreensão entre os povos de todas as nações. Naquela época os fundadores da organização desejavam alcançar a Paz Mundial através da cooperação e do intercambio cultural entre profissionais de todas as profissões. 


Para ser integrante desta organização só era necessário seguir e difundir os princípios de ética profissional, ter caráter ilibado e preocupar-se em atender as necessidades de sua comunidade prestando serviços voluntários. 
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando: 
- o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; 
- o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 
- a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e 
- a aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações 
Em 1912 o Rotary se tornou “Rotary International” quando da admissão do primeiro clube fora dos Estados Unidos em Winnipeg, Canadá. 
No Brasil o Rotary está presente desde 23 de fevereiro de 1923, portanto a 90 anos quando foi admitido formalmente o Rotary Club do Rio de Janeiro. Razão pela qual se comemora o Dia do Rotariano. 
Avaré, nossa cidade, recebeu o primeiro clube em 1943 e a partir desta importante data muitas coisas começaram a acontecer em nossa comunidade. Contando atualmente com o Rotary Club de Avaré, Rotary Club de Avaré Jurumirim, Rotary Club de Avaré Expoente, Casa da Amizade e Interact Club Avaré Expoente são mais de 100 (cem) rotarianos e familiares atuantes e vigilantes aos problemas comunitários. 
Os rotarianos avareenses foram pilares importantes em vários projetos bem sucedidos como a fundação e construção da APAE, construção da Ala do Paciente Terminal na Santa Casa de Misericórdia, hoje Ala da Pediatria. Foram responsáveis também pelo projeto que tornou realidade a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa. Muitos outros projetos colaboraram também com a mesma importância para os nossos munícipes pois tantos foram que seria impossível enumerar. 
Foto: Arquivo do Rotary. 
Texto: Wilson Roberto Roesener. 
RC de Avaré Jurumirim.-- 
DOE ÓRGÃOS, SALVE VIDAS. PARA SER UM DOADOR AVISE SUA FAMÍLIA.
Postagem Anterior Próxima Postagem