segunda-feira, 8 de abril de 2013

JORNAL DA CIDADE

EDUCAÇÃO

Inscrições abertas "Vestibulinho" ETEC

As inscrições para o processo seletivo (Vestibulinho) das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza são semestrais – exceto as do Ensino Médio e dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, que são anuais. Para concorrer a uma das vagas para o Ensino Médio ou para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Quem pretende fazer apenas o Ensino Técnico, precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. A cada Vestibulinho, é necessário conferir no Manual do Candidato quais os cursos oferecidos em cada unidade.


                                                                                   Foto:A Bigorna

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. 
Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescendentes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição. 
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. 
É importante que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade. 
Resumo sobre os cursos da Etec Profº. Fausto Mazzola - Etec de Avaré

Ensino Médio
O curso do Ensino Médio é destinado a todos os alunos que concluíram o ensino fundamental da rede pública ou privada de ensino. 


CURSOS TÉCNICOS - Duração de um ano e meio


Administração aos sábados – Semipresencial 
Exercer a administração em empresas, cuidando das áreas de recursos humanos, financeira, produtiva e comercial.

Administração 

Formar profissionais com competências e habilidades em Administração. Definir objetivos, organizar recursos e pessoas, liderar equipes e controlar resultados. 

Informática 
Desenvolver e operar sistemas, aplicações e interfaces gráficas, montar estruturas de banco de dados, codificar programas, projetar, implantar e realizar manutenção em sistemas de aplicações e prover sistemas de rotinas de segurança lógica. 
Informática para Web 
Desenvolver programas de computador para Internet, instalar, codificar e documentar websites e sistema de informações, desenvolver e realizar a manutenção de sítios e portais na Internet e na intranet.

Logística 
Planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações. Controlar movimentação de materiais na organização. 
Nutrição e Dietética 
Atuar como agentes educativos na promoção e proteção da saúde e na prevenção das doenças por meio de ações educativas ligadas à alimentação humana. 
Serviços Jurídicos 
Lavrar autos, autuar processos e proceder registros, expedir mandados, traslados, cartas precatórias e certidões, prestar atendimento ao público, cuidar da integridade física dos autos e demais documentos.
Etapas do Processo 
De 23/04 até às 15h do dia 16/05/13 - Inscrições do Processo Seletivo 
10/06/13 - Divulgação dos locais de Exame 
16/06/13 (domingo), às 13h30min – Exame