OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

CULTURA
                             LITERATURA
Semana do Livro atraiu alunos 
e integrou a comunidade
Programação foi valorizada pela presença de autores consagrados
Durante seis dias alunos e professores de todas as escolas locais, de todas as idades e dos mais variados cursos, tiveram acesso a uma programação voltada para estimular e valorizar a prática da leitura.


Cartunistas Custódio e Fernandes com alunos 
De 22 a 27 de abril, no Centro Avareense de Integração Cultural – CAIC Djanira, uma variada programação movimentou a Biblioteca Municipal “Professor Francisco Rodrigues dos Santos” atraindo bom público.
Convidadas, prestigiaram o evento dando palestras as doutoras Laurinda Ramalho de Almeida (Psicologia da Educação) e Leila Gasperazzo Ignatius Grassi (Educação), escritoras avareenses de renome no meio universitário.
Também marcaram presença outros autores respeitados como os escritores Maurício de Barros (literatura de cordel) e Marcelo Lima (jovem de 19 anos), a contoterapeuta Vera Ravagnani, a educadora Rosalice Santoyo Schimidt,(Foto abaixo)
o pesquisador Gesiel Júnior, o memorialista Joaquim Negrão, o poeta José Carlos Santos Peres, o juiz federal Pedro Luís Piedade Novaes e os cartunistas Fernandes e Custódio.
Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, a 2ª Semana Avareense do Livro foi organizada pelas bibliotecárias Eliana Maria Barja, Josana Souza Carlos e Selma Pires Silva.
Além de palestras, houve visitas monitoradas de escolas locais no período da tarde, que teve como tema “Descobrindo a Biblioteca”. Os alunos participaram do projeto teatral “A Hora do Conto”, viram filmes de incentivo à leitura, ficaram sócios da Biblioteca e visitaram a Feira de Troca de Livros.
“Mais uma vez essa jornada cultural atingiu os seus objetivos. Agradecemos a todos que cooperaram, em especial aos escritores que graciosamente aceitaram participar da Semana do Livro e a valorizaram”, destacou a bibliotecária Josana.

Inaugurada a Feira de Troca de Livros
Fruto da 2ª Semana Avareense do Livro, a Feira de Troca de Livros será permanente na Biblioteca Municipal.Para sua instalação a iniciativa contou com apoio técnico de uma equipe de apoio do SENAC, que além de ceder lote de livros infantis, cooperou no atendimento dos interessados e motivou os participantes a tomarem gosto pela leitura.Mesmo não sendo uma ideia inovadora, pela primeira vez o cidadão tem um espaço para renovar, sem custos, o gosto de ler bons livros.
O acervo para trocas é composto de obras infantis, infanto-juvenis, romances nacionais e internacionais, títulos clássicos, religiosos, técnico-científicos e gibis.
Para participar é só levar na Biblioteca um livro ou um gibi que esteja em bom estado.REGRAS – Não serão aceitos na feira livros didáticos, enciclopédias, revistas e livros em mau estado de conservação.No geral as permutas serão feitas assim: 1 livro = 1 troca, 5 gibis = 1 livro, 3 livros infantis = 1 livro adulto, 1 livro infantil = 1 livro infantil, 1 gibi = 1 gibi. Fonte: Gesiel Junior - Fotos Equipe da Cultura de Avaré
AOS SÁBADOS – Outra informação importante: a Biblioteca Municipal voltou a funcionar também, aos sábados, das 9 às 13 horas. Para outras informações o endereço é Centro Avareense de Integração Cultural – CAIC Djanira, Rua Minas Gerais, 270. O telefone é (14) 3733-6004.
Postagem Anterior Próxima Postagem