sábado, 17 de agosto de 2013

JORNAL DA CIDADE

CULTURA
PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Uma semana de resgate histórico em Avaré
 A I Semana do Patrimônio Histórico e Cultural com apresentações de palestras, de documentários e visitas orientadas a peças do patrimônio local, uma grande oportunidade de permitir a população uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio e do acervo histórico.

Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte restaurada  para ser devolvida a Capela que leva seu nome.
Teve ínício na sexta, 16, a I Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Avaré. Idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a agenda de atividades concentrará ações na área do Museu Histórico e Pedagógico Anita Ferreira De Maria, no centro da cidade, e também no Museu do Automóvel de Avaré. 
A sessão solene de abertura aconteceu na sede da Câmara Municipal.


Ailton, diretor do Museu com o Prefeito Poio Novaes e a imagem restaurada de N S da Boa Morte.
A organização responsável determinou que, durante todos os dias do evento, as atividades serão iniciadas com visitação, a partir das 09 horas, aos itens do Museu Histórico, incluindo a imagem centenária de Nossa Senhora da Boa Morte, restaurada recentemente.  

Grupo Monarquista de Avaré com o Secretário de Cultura Gilson Camara
A partir do dia 19, segunda-feira, as tardes da Semana do Patrimônio Histórico ganham contornos mais específicos: na citada data está previsto o lançamento do projeto do Memorial Maneco Dionísio, com palestra ministrada por Gesiel Junior sobre a personalidade homenageada. Seguindo a programação, na terça, 20, será lançado o projeto audiovisual “Museu da Pessoa”; no dia 21, quarta, as ações darão espaço para que integrantes do Pólo Regional do Sistema Estadual de Museus (SISEM) se reúnam e discutam os próximos passos da entidade. Nos dois últimos dias da Semana do Patrimônio Histórico, a Praça Rui Barbosa receberá o projeto “História na Praça”, com coordenação de Gesiel Junior. O projeto pretende apontar aspectos históricos relevantes do Passado da cidade e mostrar seus reflexos nos dias atuais. As duas apresentações estão marcadas, respectivamente, para as 15 e 17 horas dos dias 22 e 23 deste mês.
Durante as manhãs da realização também serão apresentados documentários com temas da História local recente. Estão previstas as mostras dos filmes “Avareenses – Heróis de Guerra”, “A ponte que tem uma cidade”, “Fausto Mazzola – O desbravador das Artes”, “Caminhos do trem”, “Djanira de Avaré”, “Mercado Municipal”. Os filmes, produzidos pelas companhias cinematográficas Emncena Filmes, Vila Real Filmes, VL Filmes e Albuquerque Filmes, serão exibidos gratuitamente.  
O Museu Histórico e Pedagógico “Anita Ferreira De Maria” fica na praça Rui Barbosa, 01, no centro da cidade. Informações sobre as atividades e marcação de visitas, por parte de escolas, aos locais das ações pelo telefone 3733-3046 ou pelo e-mail museuhistorico@avare.sp.gov.br