OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Agricultura

Agrotóxico é tema de palestra em Avaré
Evento reuniu produtores rurais, técnicos e integrantes de ONGs ambientalistas

Jaime Rodrigues durante a palestra sobre agrotóxicos

Durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR Avaré, o engenheiro agrônomo Jaime Rodrigues Caetano Júnior integrante do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo, do Escritório de Defesa Agropecuária de Avaré (EDA), ministrou palestra com o tema “Agrotóxicos na agricultura”.
Com a participação de vinte e duas pessoas entre agricultores, técnicos, integrantes de organizações de defesa do meio ambiente, cooperativas e associações de produtores rurais, o evento aconteceu na sede da CATI Regional Avaré e contou com a presença do diretor do EDA Avaré, médico veterinário César Augusto de Moura, do engenheiro agrônomo Marlon Peres da Silva (EDA Avaré), de José Ricardo Cardozo Barreto (secretário municipal de Agricultura), engenheiro agrônomo Sérgio Faria (CATI Regional Avaré) e Rui Ferreira, responsável pela Casa da Agricultura de Avaré.
Na ocasião foram bordados e amplamente discutidos assuntos relacionados ao uso dos agrotóxicos na agricultura e suas implicações com a saúde pública, preservação dos recursos naturais, segurança alimentar e fiscalização. 
Jaime Rodrigues comentou o avanço na elaboração do Plano Municipal de Agricultura (setorial), que prevê a criação do Sistema Municipal de Controle e Fiscalização na comercialização e utilização de agrotóxicos. Segundo ele, de acordo com as legislação federal e estadual, o município deve complementar essa legislação podendo ainda ser mais restritivo em relação à comercialização e aplicação dos agrotóxicos. Após a apresentação, houve um proveitoso debate onde muitas dúvidas foram sanadas. 
Rico Barreto destacou a intenção do município em fazer parceria com as revendas locais de agrotóxicos e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) para a instalação no município de uma Unidade de Recolhimento de Embalagens Vazias (UREV). 
César Augusto de Moura declarou que o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA Avaré) está de portas abertas à sociedade avareense e sugeriu uma parceria com o município no atendimento aos produtores rurais e nas campanhas de combate à febre aftosa e brucelose.
Texto e fotos: Fernando Franco Amorim/CATI Regional Avaré
Postagem Anterior Próxima Postagem