OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Empreendedorismo

Sebrae programa atividades para estimular o empreendedorismo na região de Botucatu
Primeiro semestre do ano já tem eventos definidos com o intuito de estimular a formalização e capacitar o empreendedor em sua área de atuação


Fevereiro/2014– Em 2014, o Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP vai contar com eventos que contemplam as mais diversas atividades da economia na região. Entre palestras, oficinas e cursos, a prioridade será analisar cenários de desenvolvimento da micro e pequena empresa, além da atuação junto à formalização do microempreendedor individual.
Silvia Furio (Gerente SEBRAE Botucatu)
A apresentação dos eventos ocorreu nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, durante café da manhã com representantes de diversos veículos de comunicação na região de Botucatu. Jornais, revistas, sites e emissoras de rádio conheceram os trabalhos realizados pelo Escritório Regional no ano anterior, onde foram prestados mais de 13 mil atendimentos.
Para a gerente do Sebrae-SP em Botucatu, Silvia Furio, a diversidade econômica dos dezoito municípios atendidos pela entidade na região faz com que o planejamento contemple e estimule o empreendedorismo. “Temos mais de 21.700 empresas e mais de 33.900 microempreendedores individuais potenciais, dos quais 8 mil estão formalizados. Isso faz com que a economia regional tenha uma diversidade grande de atuação na agricultura, serviços, comércio e indústria”, frisa.
Em ano de grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições, a economia nacional deve sentir os reflexos imediatos de investimentos. Um profundo debate com cenários e perspectivas será promovido em março. É o que prevê a palestra ‘O que a pequena empresa deve esperar da economia para 2014?”, que ocorre dia 20 de março (ainda em local a ser definido) e será oportunidade para avaliar o impacto da competitividade das micro e pequenas empresas.
Comércio
O setor de varejo será contemplado com ações que visam o aumento de lucratividade em datas comemorativas. Com foco no Dia das Mães, o Escritório Regional vai promover a palestra ‘Vender Mais e Melhor’, evento destinado aos lojistas, para a transmissão de orientações em marketing, relacionamento com clientes e fornecedores, além de otimização do estoque. Em Botucatu, este evento está programado para 13 de março e em Avaré, 18 de março.
Serviços
Botucatu e região concentram mais de 2.400 empresas de alimentação fora do lar. E com a escassez de tempo e compromissos diversos, as pessoas passam a fazer uma das refeições diárias fora do lar. Mesmo com o setor em franca expansão, o empresário encontra desafios em gestão administrativa e financeira. Para informar sobre soluções e estratégias competitivas, o Sebrae-SP vai promover o ‘Receita de Sucesso’, que ocorre em abril.
Outro setor com vertiginoso desenvolvimento se refere a beleza e estética. Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 78%. Mas análises do Sebrae apontam que os empreendedores da área ainda carecem de orientações na parte de gestão. O ER de Botucatu vai promover uma palestra com o intuito de orientar sobre aspectos como finanças, marketing, administração. O evento ocorre dia 5 de maio, na Associação Atlética Botucatuense.
Mutirão do Empreendedor
Os dezoito municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu concentram 33.900 empreendedores individuais em potencial, dos quais oito mil estão formalizados. Para estimular a abertura de novos negócios, bem como aprimorar os já existentes, Botucatu recebe de 31 de março a 5 de abril, o Mutirão do Empreendedor.
Com orientações quanto aos benefícios de se manter regularizados, o Sebrae-SP e entidades parceiras vão oferecer diversos serviços e informações para os empreendedores que vão desde abertura, tributação, linhas de crédito e contratação de pessoal.
O Mutirão do Empreendedor será uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Botucatu (Sala do Empreendedor, Banco do Povo, Vigilânia Sanitária), VISA, Associação Comercial de Botucatu, Câmara de Dirigentes Lojstas de Botucatu, Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal.
Sobre o ER de Botucatu do Sebrae-SP
Em 6 de março de 1998 foi inaugurada a Agência do Sebrae-SP em Botucatu (Rua Dr. Cardoso de Almeida, 2015 - Centro). Em 14 de maio de 2010 ocorreu a inauguração da nova sede do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu (Rua Dr. Costa Leite, 1570). O escritório comemorou 15 anos de funcionamento em 2013.
Atualmente o ER de Botucatu atende a 18 municípios: Areiópolis, Anhembi, Bofete, Conchas, Pratânia, Bofete, Botucatu, Avaré, Arandu, Paranapanema, Itatinga, Pardinho, Laranjal Paulista, São Manuel, Jumirim, Porangaba, Torre de Pedra e Quadra. Nota e foto da ASSESSORIA
Postagem Anterior Próxima Postagem