OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Saúde

Sucesso no Encontro de Gestantes do CAISM
Confraternização dos presentes após o sorteio dos brindes.
Futuras mamães e papais presentes ao encontro.
Coordenado pela Enfermeira Hilda Gambini Uiema, aconteceu no último sábado, dia 12 de abril, o Encontro Mensal de Gestantes do CAISMA – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Avaré, que contou com a participação de várias futuras mamães e futuros papais, que tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra muito instrutiva sobre o banho do bebê, entre outros assuntos, ministrada pelas enfermeiras Bruna de Fátima Nogueira Coelho e Fabiana Gussom Maróstica. 
Uma visita muito importante nesse encontro foi a do Dr. Ernesto Albuquerque, que gentilmente respondeu a várias dúvidas das futuras mamães presentes com relação à saúde dos bebês. Ao final da reunião seguiu-se o sorteio de brindes e de um gostoso lanche de confraternização entre a equipe do CAISMA e das gestantes presentes.
Palestra das Enfermeiras Fabiana Gussom Maróstica e Fátima Nogueira Coelho.
Projeto avareense de atenção
ao idoso é premiado
 Ação implantada no Posto de Saúde do Jd. Brasil 
recupera autoestima da melhor idade


A Secretaria da Saúde de Avaré foi premiada com o projeto “Vitalização da Melhor Idade” no XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento, ocorrido em Ubatuba, entre os dias 2 a 4 de abril, teve como tema central o “SUS 25 Anos: desafios e prioridades”.
Vencedor do Prêmio David Capistrano, o projeto “Vitalização da Melhor Idade” desenvolvido pela equipe da Unidade Básica de Saúde “Dr. Carlos Faraldo”, instalada no Jardim Brasil, foi selecionado entre 10 dos 400 inscritos XI Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. 
Iniciada em setembro de 2013, a iniciativa objetiva eliminar o preconceito quanto à inutilidade e dependência do idoso que se sente sozinho, isolado e depressivo. A ideia é minimizar os efeitos negativos que a velhice causa na pessoa idosa. Daí a importância de retirá-las de casa e envolvê-las em atividades recreativas e artesanais, bem como motivá-las por meio de palestras voltadas para promoção, prevenção e reabilitação da saúde.
“Como vitalizar a melhor idade? Inserindo o indivíduo em diferentes espaços sociais. Essa é a meta do projeto que visa prolongar o tempo de vida com saúde e resgatar a valorização e participação do idoso na sociedade”, explicam seus idealizadores.

Através do “Vitalização da Melhor Idade”, os participantes são influenciados a adotar hábitos saudáveis, cientes da necessidade de harmonizar corpo e mente. Hoje, o projeto dá bons resultados. A maioria dos participantes já vê mudanças favoráveis na recuperação da autoestima com a melhoria da qualidade de vida. Fonte SECOM
Postagem Anterior Próxima Postagem