FAMPOP 2017

FAMPOP 2017
Espaço cedido para Cultura de Avaré

quinta-feira, 29 de maio de 2014

COMUNICADO FREA


Cobrança de Tarifa de Orientação de TCC

A FREA vem a público comunicar alterações relativas a cobrança de tarifa de Orientação de TCC: É de conhecimento público que as Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FIRA) são mantidas pela Fundação Regional Educacional de Avaré, e esta, por sua vez, por ser uma entidade pública, deve prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Ministério Público.
A entrega de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é disciplina obrigatória em todas grades curriculares dos cursos de graduação da FIRA e quesito exigido para aprovação do aluno. Para um trabalho acadêmico adequado, é oferecida também na grade curricular a disciplina de Orientação ao TCC, cuja base principal é orientar ao aluno na base estrutural de seu trabalho, ensinando-lhe a forma correta de formatação e obediência às normas da ABNT.
Entretanto, o aluno necessita de um professor orientador, que seja conhecedor do assunto escolhido como tema de seu trabalho, e que irá ajudá-lo a compô-lo, desde as pesquisas até a indicação de bibliografias adequadas. E esta orientação é de responsabilidade de cada aluno, desde a escolha do professor, da forma que usarão para contatarem-se e marcação de horários que trabalharão juntos até a apresentação do referido trabalho, dentro do prazo estipulado. Diante do exposto, cabe ao aluno arcar com o pagamento do referido orientador e não as Faculdades.

Ao implantar a tarifa, a FREA visa apenas colaborar com o aluno no sentido de parcelar tal valor, e depois repassá-lo integralmente ao professor. Abre-se aqui um parêntese para esclarecer que alguns alunos trocam de orientador por diversas vezes, e outros ainda atrasam a entrega do TCC por vários semestres seguidos. Espera-se que, ao requerer e pagar a tarifa de orientação, o aluno já tenha feito a sua escolha sobre o tema e o professor que irá orientá-lo e assim poder agendar a data da entrega de seu trabalho para efetivamente concluir o curso.