OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Cultura

Xavier de Lima é homenageado 
no Chá dos Artistas
Clique e veja mais fotos
Na quarta-feira, 15, às 16h, aconteceu a 11ª edição do Chá dos Artistas, na Casa de Artes e Artesanato de Avaré "Floriza Souto Fernandes". O evento homenageou o artista plástico e caricaturista Xavier de Lima ou Sebastiao Lima (forma como ele assina suas pinturas). O astista tem mais de 30 anos de experiência e relevantes trabalhos em desenhos, ilustrações, comunicação visual, projetos gráficos, cenários, figurinos, programas e cartazes para teatro e shows, pintura em telas, objetos de arte e pintura e desenho em papel.
Aos 14 anos de idade, Xavier já fazia caricaturas, ainda no colégio em Guaraçaí, interior de São Paulo, depois trabalhando no Colégio Equipe na capital paulista em 1978, onde conheceu Serginho Groisman. Sempre desenhou os colegas e professores, apenas por diversão, inclusive para Serginho que à época comandava as atividades culturais e shows no Equipe, utilizando a caricatura em cartazes de divulgação de shows de Caetano Veloso, Alceu Valença, Fagner, entre outros.
“Conhecimento teórico sempre procurei ter e aprender, sendo muito importante e necessário, no entanto, acho que a prática é a verdadeira conquista”, diz.
Em artes plásticas participou de vários salões de exposição coletiva: VII Salão Bunkyo de Artes Plásticas, I e II Exposição Internacional de Art – Door de Recife, I e II Prêmio Pirelli de Pintura Jovem no MASP, 47o. Salão Paulista de Arte Contemporânea, entre outros pelo interior de São Paulo, e montou individualmente algumas exposições em São Paulo, Piracicaba, Goiânia, Avaré, Bauru, Botucatu, porém, em artes plásticas sua dedicação é mais esporádica, quase como um hobby, apesar de ter vendido muitas telas.
Postagem Anterior Próxima Postagem