OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Cultura

Encontro de Artesãos foi realizado 
na Casa de Artes e Artesanato


  Foto: Carolina Schimidt (Rede Guma)

A Secretaria Municipal da Cultura realizou, por intermédio da Casa de Artes e Artesanato Floriza Souto Fernandes, o 1º Encontro dos Artesãos, que aconteceu na quinta dia 28, data em que se comemorou o Dia do Ceramista.
Na ocasião uma exposição de peças de ceramistas de várias partes do Brasil e a participação de inúmeros artistas e artesãos.
De acordo com o secretário da Cultura, Gilson Câmara, e da direção da Casa, o evento foi incorporado às atividades culturais do município, passando a fazer parte do calendário oficial de eventos e será periódico, intercalando-se com o Chá dos Artistas, mostra organizada trimestralmente que promove maior integração entre artistas e a comunidade.
Camara frisou em se pronunciamento a importância da economia criativa (onde o artesanato tem  forte ligação) como uma das fonte de arrecadação de recursos que podem ajudar na composição do Fundo Municipal de Cultura que esta sendo trabalhado pelo CMPC Conselho Municipal de Politica Cultural com previsão de finalização em 2016, logo após aprovação do Sistema Municipal de Cultura (Audiência Pública dia 16 de Junho as 19 horas no CAC Oficinas Culturais José Reis Filho) e Plano Municipal de Cultura (próxima etapa).
Ainda foi comentado sobre o dinheiro disponível para PROAC Programa de Ação Cultural que fica disponivel mediante aprovação de projetos.

Ceramista

O ceramista é o profissional que trabalha com a cerâmica, atividade de produção de objetos e artefatos a partir de argilas. A argila é uma espécie de barro, que quando umedecido se torna facilmente modelável. Após ser submetido a uma secagem, geralmente em forno especial para a cerâmica, o artefato ganha rigidez e resistência. Existem inúmeras técnicas, materiais e métodos de produzir um objeto de cerâmica, e a sua utilização depende do efeito desejado pelo artista.

Chá do Artista

Os próximos eventos estão agendados para o dia 15 de julho, com os trabalhos da artista Suhad Aurani Jorge, e dia 14 de outubro, com as obras da artista Castorina Rodrigues.


Postagem Anterior Próxima Postagem