OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Cultura - Artes Plasticas

Chá dos Artistas abriu a mostra 
obras de Castorina Rodrigues
Diretora da Casa Adriana Barreto Gonçalves recepciona a homenageada 
A décima quinta edição do Projeto Chá dos Artistas, que aconteceu na quarta-feira, 14,  na Casa de Artes e Artesanato Floriza Souto Fernandes, homenageando a artista e presidente emérita da Casa, Castorina Rodrigues. 
Segundo Adriana Barreto Gonçalves, da direção da Casa de Artes o evento tem por finalidade permitir uma maior integração entre artistas e a comunidade.
A edição de outubro realizou uma justa homenagem a uma das pessoas mais representativas e emblemáticas da sociedade Avareense, Castorina Leme Cavalheiro Rodrigues, que sucedeu a primeira presidente da instituição Floriza Souto Fernandes que pela sua importância na fundação juntamente com a homenageada é o nome da Casa.
Castorina Rodrigues 
Alegre e extrovertida, a professora Castorina reuniu uma série de suas telas "com muito vermelho, amarelo e laranja", suas cores prediletas, para compartilhar a sua arte. "Desenhar é minha vida sempre carregada de muito amor. Amo meus filhos, mas amo todos os meus alunos, dos quais jamais me esqueço", declara.
Religiosa, devota de Nossa Senhora Aparecida, de Santa Rita de Cássia e de Santo Expedito, Castorina, aos 85 anos, continua a se dedicar à família e às artes, expondo seus trabalhos em lugares públicos. Do que mais gosta? De presentear os amigos com telas criadas com a intensa sensibilidade de quem ama o que faz.
TRAJETÓRIA - Nascida na Estância Turística de Paranapanema em 13 de dezembro de 1929, Castorina é filha de Ângelo Leme Cavalheiro e de Idalina Maria Sales Cavalheiro. Passou a infância e a juventude em Piraju, onde estudou. Formou-se em 1950 e começou a lecionar Desenho e Caligrafia no Colégio Rui Barbosa.
Mudou-se para Avaré em 1951, prestou concurso e passou a dar aulas no Ginásio do Estado, a atual Escola Estadual Cel. João Cruz. Também lecionou nas escolas Maneco Dionísio e Matilde Vieira. Em meados dos anos 1960 foi quem idealizou e motivou os estudantes a preparar os enfeites de Corpus Christi nas ruas da cidade.
Casou-se em 1955 com o empresário Fausto dos Santos Rodrigues, com quem teve os filhos Ângela Christina, Manoel Roberto, Regina Coeli, Ana Luzia, Fausto Júnior (Maninho) e Maura.
Aposentada desde 1982, dona Castorina apóia iniciativas culturais e já foi presidente da Casa de Artes e Artesanato, sede da sua nova mostra, que pode ser visitada pelo público até dezembro.
A Casa de Artes e Artesanato de Avaré fica na Rua Rio Grande do Sul nº 1.793. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3711-2586.
Postagem Anterior Próxima Postagem