terça-feira, 1 de março de 2016

Reabertura do Teatro e do Centro Cultural é nossa prioridade, afirma Gilson Câmara


Durante a 8ª Conferência Organizacional da Cultura de Avaré (Confoca), realizada noite de sexta-feira, 26, na Sala Herculano Pires na Biblioteca Municipal, o secretário municipal da Cultura, Gilson Câmara apresentou o calendário de atividades da pasta para o ano de 2016.
Junto com o prefeito Poio Novaes e o secretário de Fazenda, Waldir Rodrigues Alves, Gilson anunciou que este ano a prioridade da Prefeitura na área da Cultura é a entrega da revitalização do Centro Cultural Professora Esther Pires Novaes e a reabertura do Teatro Municipal Professor Octávio Morales Moreno. Ele informou ainda que a Cultura vai reduzir custos em premiações de festivais, não fará eventos de médio e grande porte com alto custo para priorizar recursos que serão destinados ao término do complexo situado à Rua Pará.
Revitalizado com verba própria, o centro cultural vai possibilitar a reabertura do Teatro Octávio Morales Moreno, terá amplo auditório para atividades culturais que receberá o nome do jornalista Elias Ward, símbolo do meio cultural e esportivo avareense. “Seis salas amplas vão abrigar exposições, atividades culturais, esportivas, turísticas, sociais, aulas do Projeto Guri e das Oficinas Culturais José Reis Filho, além de possibilitar novas parcerias com a iniciativa privada”, destacou o prefeito Poio Novaes.
Eventos com parceria da Secretaria de Estado da Cultura serão mantidos. O Circuito Sesc, que tem custo zero aos cofres municipais, já está confirmado para o dia 3 de abril.
As decisões foram chanceladas pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e representantes da classe artística. O Calendário Cultural 2016 tem 23 novas ações, como os projetos Avaré Memorável, Mostra Itinerante Olhar Fotográfico, Biblioteca Viva Itinerante, Hoje tem Espetáculo? Tem Sim Senhor, Conhecendo Djanira, Museu na Escola, Movimento de Dança de Avaré, Semana Cultural dos Portadores de Deficiência, A História da nossa gente, Medalha do Mérito Cultural, Dia Nacional da Cultura e Mostra de Desenho Animado.