terça-feira, 19 de abril de 2016

Alunos de Química e Matemática participam de palestra na Frea



Alunos de Química e Matemática da Faculdade Regional e Educacional de Avaré (Frea) participaram, na segunda-feira, dia 18, de palestras com assuntos voltados aos cursos.
Os cursandos de Química tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra com o renomado professor, Dr. Sérgio Henrique Frasson Scafi, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (sediada em Campinas - SP). O professor Scafi falou para um público de aproximadamente 100 estudantes e professores do curso de Química e de outros cursos da Faculdade.
Scafi abordou o tema: “Aplicações Militares da Química”. "Os alunos tiveram uma palestra muito importante com um dos químicos mais renomados do Estado de São Paulo. A palestra foi muito produtiva, onde o palestrante interagiu com alunos que saíram satisfeitos", destacou o coordenador do curso, Márcio Richelli.
Graduado como Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998), graduado como Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutor em Ciências (Química analítica) pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Scafi possui experiência em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: combustíveis, medicamentos, análise e identificação de adulteração, destilação, infravermelho próximo (NIR) e química aplicada à artefatos militares.
Tem experiência em docência nível superior e de ensino médio com ênfase na experimentação e desenvolvimento de técnicas de ensino. É oficial da reserva do Exercito Brasileiro no posto de segundo tenente. Atualmente exerce a função de docente efetivo lotado na disciplina Química Aplicada I da cadeira de Química da Escola Preparatória de Cadetes do Exercito.
MATEMÁTICA - No mesmo dia, os alunos do curso de Matemática tiveram uma palestra com o professor Floriano Castilho, que atua na Frea e também no Colégio Universitário.
Os alunos acompanharam diversas experiencias e ficaram fascinados com os assuntos abordados. "A Astronomia é um assunto que despertar interesse nas pessoas, pois sempre buscamos compreender o funcionamento do universo", destacou o professor Floriano Castilho.
Segundo o professor, "a Astronomia é a ciência responsável pelo estudo de todos os corpos celestes, esta área estuda também os fenômenos que acontecem fora da atmosfera do Planeta Terra".
Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de realizar a observação do céu em um telescópio. Eles tiraram várias fotos da lua e levaram como recordação.