terça-feira, 17 de maio de 2016

Frea recebe apresentação de Maracatu




Os alunos da Faculdade Regional e Educacional de Avaré (Frea) recebeu a apresentação de Maracatu do Grupo Rio Novo, que tem como integrantes estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Matilde Vieira.
O evento, que foi realizado na quadra da escola, teve como objetivos propagar e divulgar a cultura do Maracatu, contribuir para uma maior compreensão da cultura Afro-brasileira a fim de diminuir o preconceito através da informação e conscientização, além de colaborar com a produção cultural local.
Na apresentação, o grupo apresentou Lôas tradicionais centenárias e o hino da sua Nação: "Maracatu Encantado" e "Estandarte Rio Novo", com os baques de Marcação, Arrasto, Parada e Virada. 
“Os alunos adoraram a apresentação. É muito importante a divulgação da cultura. O grupo Maracatu Rio Novo fez uma apresentação maravilhosa. Ver essas crianças e jovens participando de uma manifestação cultural é gratificante. Todos estão de parabéns”, destacou a presidente da Frea, Maria Lucia Cabral Vicentini. 
Todas as quintas-feiras, a Frea realiza a “Quintal Cultural”, que tem como objetivo integrar os estudantes e estimular o relacionamento interpessoal acadêmica.
O GRUPO - O Maracatu Rio Novo segue uma manifestação da cultura popular brasileira afrodescendente que surgiu, provavelmente, entre os séculos XVII e XVII já com o nome de Maracatu (guerra bonita), no estado de Pernambuco, sendo uma mistura das culturas ameríndias, africanas e europeias. 
Os eleitos do Rei e Rainha do Congo eram lideranças políticas, provavelmente das castas da sua etnia africana, daí o status de corte ou cortejo. Eles, os coroados, eram os intermediários entre o estado colonial e os homens e mulheres de origem africana