OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

MORRE DR FERNANDO PIMENTEL

Fernando Pimentel e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia durante a inauguração da 44º EMAPA-2009
LEIA MAIS
       🔻
CÂMARA MUNICIPAL DE AVARÉ FAZ HOMENAGEM PÓSTUMA 
Leia abaixo

O ex-prefeito de Avaré, Fernando Cruz Pimentel faleceu na segunda-feira, dia 2 de janeiro. Ele estava internado na Santa Casa da cidade vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e na sequência voltou a ficar hospitalizado vítima de uma torção seguida da quebradura de um dos pés. O prefeito recém empossado, Jô Silvestre, num de seus primeiros atos oficiais, decretou luto oficial por três dias.
A HISTÓRIA DO DR FERNANDO
É considerado um dos nomes mais importantes da história de Avaré no século XX, três vezes prefeito (poucos prefeitos alcançaram esta marca no Brasil). Eleito para a chefia do executivo nos anos de 1968, 1976 e 1988, ele é o político que mais governou Avaré, um dos poucos prefeitos com três mandatos no Brasil. Cirurgião-dentista por formação, ele trocou seu consultório pela cadeira de administrador municipal. Foram 14 anos de mandato que correspondem a mais de cinco mil dias à frente à prefeitura.
Depois de fazer seus estudos primários em Avaré, Botucatu e São Paulo, cursou odontologia na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, fazendo pós-graduação em Policlínica geral, no Rio de Janeiro. Mais tarde, a convite de amigos, decidiu concorrer à prefeitura em 1969, iniciando uma vitoriosa carreira política.
Coronel João Cruz, seu avô, célebre chefe político local nos anos 20 e anos 30, Fernando integra uma família que tradicionalmente se dedica à política. Seu pai, Públio Pimentel, administrou o município de (Avaré) nos anos 30. Seus irmãos, Paulo Cruz Pimentel e Hélio Pimentel, também já ocuparam importantes cargos públicos. O primeiro foi deputado federal, secretário da Agricultura e governador do estado do Paraná. O segundo teve mandatos de vereador e vice-prefeito.
Em suas três gestões na prefeitura de Avaré, muitas realizações, com destaque para obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de bairros, implantação de obras de saneamento básico, construção de escolas, postos de saúde e casas populares, além de incentivo ao setor agropecuário e à industrialização. Coube a Fernando Pimentel incluir Avaré no roteiro turístico nacional com a instalação do Camping Municipal. Também em seu governo o município ganhou as suas primeiras faculdades, através da criação da Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), mantenedora da Faculdade de Ciências e Letras e da Escola Superior de Educação Física.

Homenagem Póstuma

Foi com muita tristeza que no dia 2 de janeiro de 2017, recebemos a notícia de falecimento do nosso estimado ex-prefeito e eterno amigo, Dr. Fernando Cruz Pimentel.
O inevitável ciclo da existência levou nosso querido Dr. Fernando Pimentel ex-prefeito, que por três vezes esteve à frente do Executivo avareense a quem prestamos neste momento, merecida homenagem póstuma.
Podemos afirmar que Dr. Fernando Pimentel cumpriu sua missão terrena com sabedoria. Os atuais vereadores e toda população avareense, destacam “um homem com personalidade marcante, típica de pessoas que assumem uma postura na vida, demonstram claramente suas idéias, seus objetivos e seus sentimentos. Foi um ser humano impossível de passar despercebido, despertava sentimentos fortes em seus relacionamentos e com isso marcou sua presença na vida de muitas pessoas. Ensinou, propagou e lutou pelos valores morais e éticos”.
Esperamos que esta homenagem póstuma expresse o sentimento de gratidão, admiração e reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao município.
Seu legado vivencial e político, colocado em prática no diálogo e na troca de experiências, com coerência e ética num convívio marcante e cativante foram além de sua pessoa para enobrecer o próprio trabalho político que até o final de sua vida exerceu com conselhos aos que vinham a assumir essa missão.
“Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão”.

Eclesiastes 3:20

ANTÔNIO ANGELO CICIRELLI
Presidente da Câmara

Postagem Anterior Próxima Postagem