OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

MORRE PROFESSOR FRANZOLIN

FOTO ARQUIVO DA REDE GUMA - Franzolin recebendo homenagem de Angela Golin. Na foto estão também o saudoso Elias Ward e sua esposa Dona Marilia Ward

Faleceu,neste dia 3 de fevereiro de 2017 aos 89 anos, o professor José Leandro Franzolin, um dos nomes mais importantes da história recente de Avaré. Franzolin estava internado há cerca de 30 dias na Santa Casa de Misericórdia de Avaré e sofria com as conseqüências do mal de Alzheimer e também de uma queda sofrida em junho do ano passado, quando quebrou o fêmur. José Leandro Franzolin completaria 90 anos no próximo dia 27.
Foi professor de História, ferroviário e, durante a gestão do ex-prefeito Wagner Bruno, ocupou o cargo de diretor do museu municipal.
Completaria 90 anos em 24 dias
Texto de Guma Castellucci publicado suplemento do Centro Literário de Avaré
José Leandro Nascido nasceu na cidade de Itatinga, no dia 27 de fevereiro de 1927. Veio para Avaré no final da década de 50, quando começou a trabalhar como ferroviário.
Nos anos 60 ingressou no magistério, passando a dar aulas de Estudos Sociais, História e Geografia nas escolas Matilde Vieira e João Teixeira de Araújo, onde conquistou o respeito dos colegas professores e de muitos alunos.
Redator desde a juventude, Franzolin dirigiu o jornal “O Avaré”, onde encaminhou bons profissionais para a mídia. Na mesma época auxiliou a cronista Anita Ferreira De Maria a organizar e fundar o Museu Histórico de Avaré, em 1972, tendo dirigido o órgão por vários anos.
Autor do livro “Presépio da Serra”, que conta as origens de Itatinga, publicado em 1966 e reeditado em 2000, Franzolin, que recebeu em 1996 o título de “Cidadão Avareense” pelo seu vasto trabalho em favor da memória paulista, também recebeu recente homenagem, em Itatinga, durante encontro regional de pesquisadores.
Fonte: Gesiel Junior.
Postagem Anterior Próxima Postagem