sexta-feira, 14 de julho de 2017

NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL


A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social formalizam entrega de cadeira de rodas motorizada à municipe Joyce Ferreira da Silva que completa no próximo dia 11 de agosto 33 anos. Joyce está no 3° ano da Faculdade de Administração e jamais desistiu de acreditar que seu direito deixaria de ser garantido.
LEIA MAIS🔻
As cadeiras de rodas têm uma importância imensurável na vida e no dia a dia das pessoas que, por conta de alguma enfermidade, lesão medular ou outros motivos, perderam a mobilidade. As motorizadas têm preços elevados, o que dificulta a sua aquisição. 
Assim, com o objetivo de promover o acesso de pessoas com deficiência aos equipamentos de mobilidade assistida, garantindo uma vida melhor a estas pessoas e assegurar a garantia de seus direitos, a SMDPD e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento social empenham esforços para mediar com os órgãos responsáveis pela doação, facilitando o trâmite burocrático do processo. 
“O uso de equipamentos de mobilidade assistida contribuem para melhorar as condições de vida e a integração social, reduzindo a dependência e amplificando as possibilidades nas atividades diárias. Faz parte da conquista de autonomia e dignidade. É importante entender que se trata de um direito. É dever do poder público amparar, provendo as condições adequadas àqueles que mais precisam”, salientou a responsável pela pasta. 
Para iniciar o processo de aquisição da tecnologia assistiva, o requerente deve dirigir-se a SMDPD munido de laudo médico solicitando o equipamento e realizar um cadastro. A partir disto a SMDPD faz a intermediação com o Departamento Regional de Saúde VI da Secretaria Estadual de Saúde que fica na cidade de Bauru. O processo pode durar alguns meses pois têm algumas etapas incluindo avaliação psicológica, oftalmológica e avaliação ambiental, este último realizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade, departamento da SMDPD. Para maiores informações procure a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Rua Ceará, n. 1393. Telefone (14) 3732-8844