OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

CAPOEIRA DE GRAÇA NO CENTRO CULTURAL DE AVARÉ

JORNAL DO GUMA
Da Assessoria

O novo projeto, do Centro Cultural Esther Pires Novaes, Aulas de Capoeira, já esta recebendo inscrições para inicio das aulas no segundo semestre de 2022.

“A capoeira hoje em dia ja se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira. Nossa meta é oferecer à comunidade mais essa boa opção. Que Avaré possa assim ter capoeiristas de todas as idades que logo nos mostrem a riqueza do aprendizado" 

comentou a Secretaria de Cultura de Avaré 


Patrimônio da Humanidade
Trazida ao Brasil por descendentes de escravos africanos em fins do século dezesseis, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Seus praticantes aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Aliás, um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
Já a Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Iphan no ano de 2008, com base em inventário realizado na Bahia, em Pernambuco e no Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Para informações 14 996483212 (Tom) 
Postagem Anterior Próxima Postagem