quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Aguaboa: Hidratação e atividade física

https://aguaboa.com.br/wp-content/uploads/2017/09/hidrata%C3%A7%C3%A3o-e-atividade-fisica-1400x700.jpg

Quando praticamos atividades físicas, devemos tomar alguns cuidados na hora da escolha de alimentos e bebidas que consumimos. Nosso corpo perde uma quantidade significativa de líquidos e minerais durante exercícios, podendo causar desidratação.
LEIA MAIS  🔻Durante uma atividade física, a nossa transpiração fica altamente variável, e podemos perder cerca de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo de umidade e temperatura do local.
 
A Hidratação é fundamental porque durante a atividade física, os músculos produzem uma grande quantidade de calor. A transpiração (ou sudorese), é uma resposta fisiológica que tenta amenizar esse aumento de temperatura em nosso corpo, contudo, caso ocorra perda de líquido e esse líquido não for compensado, ocorrerá um desequilíbrio na regulamentação da temperatura do corpo, diminuição do rendimento e problemas da saúde.

Processo de hidratação

1 - Ingerir cerca de 500 ml de líquido 2 horas antes da atividade física.
2 - Ingerir cerca de 150 ml a 300 ml de líquido em intervalos de 15 a 20 minutos. Deve compensar ou repor a quantidade perdida pela transpiração.
3 - Após o término da atividade física, o volume de líquido a ser consumido deverá ser maior que o volume perdido pela transpiração. Um jeito de calcular é o seguinte: você deve se pesar antes e depois do exercício. A cada 100 gramas de peso perdido representa 100 ml de suor. Exemplo: se você perdeu 1 kg, mais ou menos 1 litro, você deverá se hidratar com 1,5 l de líquido.
 
Outra forma de hidratar-se, é a ingestão de alguns isotônicos, que são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos. Possuem fórmula semelhante ao plasma sanguíneo, facilitando a absorção do líquido e apresentam baixa quantidade de carboidratos, portanto não há sobrecarga ao aparelho digestivo, fornecendo energia suficiente para os músculos.
Conclui-se, portanto, que devemos sempre nos hidratar. A sede é o sintoma inicial da desidratação, por isso não espere sentir sede para ingerir líquido. Tome sempre cerca de 2 litros de água mineral Aguaboa por dia, e comece seu dia ingerindo um copo de água mineral Aguaboa e ao longo do dia, cerca de 10 copos. Uma dica é sempre deixar uma garrafinha ao seu alcance, seja no escritório, no carro, no quarto. E por último e não menos importante, observe a cor da sua urina. Quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de hidratar-se.
Lembrando sempre que corpo reage a sua própria maneira. Verifique sempre com nutricionista o caso que se aplica a sua saúde, e dessa forma, acerte na melhor hidratação para você. Faça exercício físicos diariamente e cuide de sua saúde!