sábado, 4 de novembro de 2017

Itaí e de Taquarituba terão universidade gratuita

Prefeito Thiago Michelin, Deputada Rita Passos que ajudou Itaí na conquista e José Orleans
Prefeito Bola de Taquarituba. 
DO JORNAL SUDOESTE PAULISTA: Os moradores dos municípios de Itaí e de Taquarituba poderão cursar o ensino superior gratuitamente. A notícia foi divulgada durante a semana, após o Governo do Estado de São Paulo autorizar a implantação de polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em ambos os municípios. Thiago Michelin e José Clóvis de Almeida, o Bola, que levaram o pedido até o governador Geraldo Alckmin, comemoraram a notícia e avaliaram como uma das maiores conquistas da gestão 2017 a 2020.
Criada em 2012, pelo Governo do Estado, a Univesp é uma Universidade do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ela é a quarta universidade estadual paulista e mantém parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza para o desenvolvimento do conteúdo e coordenação dos cursos. “Uma vitória para nós, sobretudo para os nossos jovens, que poderão contar com uma Universidade Pública em Taquarituba”, comentou o prefeito Bola.
LEIA EM MAIS INFORMAÇÕES↙

A Univesp oferece cursos semipresenciais, onde o aluno aprende de forma ativa, tanto em momentos online como em encontros presenciais, nos chamados polos. Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tratando-se de uma plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaula, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.
Para instalação dos polos, as Prefeituras informaram que deverão disponibilizar sala com instrutor e computadores com acesso à internet. Poderão ser disponibilizados os cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática; Engenharia da Computação ou Engenharia da Produção, porém uma equipe da Secretaria do Estado deve vistoriar as salas disponibilizadas para os polos e divulgar quais deles serão implantados já nos próximos dias. A data do vestibular deverá ser divulgada pelos órgãos, no entanto, as aulas começam no mês de 2018.
A Coordenadoria da Educação de Taquarituba, através da coordenadora Rose Cunha, informou estava na expectativa da autorização do Governo, pois existiam muitas cidades pleiteando os cursos da universidade, Itaí e Taquarituba se enquadraram na modalidade de cidades entre 20.000 a 50.000 habitantes.