quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Mãe incentiva filha com deficiência visual a ser independente


Criança atendida pela Associação Laramara supera desafios e causa comoção nas redes sociais

Uma emocionante história de superação está ganhando visibilidade nas redes sociais. Em Guarulhos, São Paulo, Fernanda Almeida (23), testa a independência de sua filha com deficiência visual, Sophia (4), ao incentivá-la a ir sozinha até o andar de baixo de sua casa para pegar achocolatado com a tia. Destemida, a menina desce os degraus sem medo, vence obstáculos e ainda caminha segurando o copo com as mãos. 
LEIA MAIS🔻
Fernanda Almeida e Sophia 
Em sua página na internet denominada de “Princesa Sophia”, mãe e filha compartilham experiências sobre o processo de adaptação de uma criança com deficiência visual, como o primeiro contato com a bengala e o uso correto do piso de orientação tátil. Cega decorrente do nascimento prematuro, a garotinha está entre os usuários da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, que oferece atendimento especializado gratuito para quem é cego ou tem baixa visão e seus familiares. 
Segundo Maria Aparecida Carlini, pedagoga da instituição, para ter independência, a pessoa com deficiência visual precisa explorar o mundo e vencer seus desafios sozinha. “Orientamos os pais que deixem seus filhos viver de forma autônoma para não interferir no desenvolvimento infantil. Para facilitar este processo, o brincar e a brincadeira são essenciais, pois contribuem para inclusão em casa, na escola e na comunidade”. 
Em um contraponto aos estigmas sociais, Fernanda e Sophia fazem sucesso nas redes e revelam que as pessoas com deficiência visual podem viver livres. “Sempre estou por perto para proteger quando é necessário, mas quero que minha filha explore o mundo à sua volta e desenvolva habilidades importantes para o seu dia a dia. Com os vídeos que publiquei, recebo muitos comentários positivos, que incentivam sua independência”, comenta Fernanda. 
Para que casos como a de Sophia e sua família possam surpreender e contrariar todas as expectativas, a Laramara oferece uma equipe multidisciplinar com mais de 30 especialistas. No trabalho com as crianças, os profissionais se baseiam em atividades e recursos do livro “Brincar para Todos”, escrito por Mara Siaulys, presidente da Laramara, que também teve uma filha cega, Lara, que deu origem à Laramara. 

Confira o vídeo aqui:


Sobre a Laramara:

Em 26 anos de existência, a Laramara ganhou reconhecimento nacional e internacional por seus projetos voltados ao desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual no Brasil e na América Latina. Nesse período, assistiu a mais de 11 mil famílias, oferecendo apoio no processo de independência e autonomia nas atividades cotidianas. Também é referência na luta pela inclusão e participação social dessa importante parcela da população. Para apoiar os projetos da Laramara, basta entrar em contato pelo site www.laramara.org.br ou pelo telefone (11) 3660-6412.

Fotos via Facebook AQUI