quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Poupatempo emite documento similar ao RG para pessoas falecidas


Serviço de Certidão de Prontuário pode ser solicitado em todas as unidades do programa paulista

O RG é o documento pessoal mais utilizado para identificar os cidadãos em todo o país. Só no Estado de São Paulo, os postos do Poupatempo realizam em média 400 mil atendimentos para emissão de carteiras de identidade por mês.
O que nem todos sabem é que um documento similar ao RG pode ser solicitado até mesmo para uma pessoa já falecida, quando, por exemplo, a família precise dar entrada em inventário, recebimento de pensão ou  partilha de bens, uma vez que nem sempre todos os dados necessários para aquele processo constam na Certidão de Óbito. Para isso, o Poupatempo oferece a Certidão de Prontuário, que traz todos os registros civis do cidadão – os mesmos que constam no RG –, além de outras informações pessoais, como cor de pele, profissão e estado civil. 
VEJA COMO SOLICITAR EM MAIS INFORMAÇÕES↙
Para solicitar a Certidão de Prontuário no Poupatempo basta que um parente próximo compareça em uma das 71 unidades do programa estadual, levando seus documentos pessoais (RG e Certidão de Nascimento ou Casamento, original e cópia) e os documentos do falecido (como o número do RG – que precisa ter sido emitido no Estado de São Paulo –, Certidão de Nascimento/Casamento e Certidão de Óbito, original e cópia). O serviço tem uma taxa de R$ 41,37, podendo ter custo adicional de R$ 4,14 por folha – se necessário. 
A certidão pode ser solicitada quando a família não possui o RG do falecido ou mesmo quando o documento está desatualizado ou em mau estado de conservação, impedindo o reconhecimento das informações. 
Para tirar a Certidão de Prontuário no Poupatempo não é necessário agendar com antecedência. 
Já os serviços mais solicitados, como RG e CNH, são realizados com dia e hora marcados. 
Agendamento 
Para agendar é muito fácil e o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. Confira abaixo: 
Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br; ou CLIQUE AQUI
Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android; 
Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP ou CLIQUE AQUI
Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos. 
Programa Poupatempo 
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 565 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. A média de atendimento no programa é de 185 mil cidadãos por dia. 
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.