OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

ENCONTRO CINEMATOGRÁFICO MOSTRA PRODUÇÕES DE AVARÉ

Embora mais enxuta, edição de 2017 mostrou que há cineastas dispostos a investir em produções que abordem aspectos locais, mas sem perder a universalidade.
DO FORA DE PAUTA

Um panorama da produção local pôde ser visto no 9° Encontro Cinematográfico Avareense (Encina) promovido pela Secretaria Municipal da Cultura na quarta-feira, 6 de dezembro, no Centro Cultural Esther Pires Novaes.
Embora com programação mais enxuta em relação a anos anteriores, a edição de 2017 mostrou que há cineastas dispostos a investir em produções que enfoquem aspectos da cultura local, mas sem perder a universalidade.
A edição foi aberta com a exibição do documentário “São Paulo em Guerra: 9 de Julho de 1932″, dirigido por Waldir Bronson.
A obra traz a contextualização dos historiadores Alexandre Verpa Neto, Gesiel Júnior e Marcus Carmo. Enquanto o primeiro aborda aspectos nacionais e internacionais relacionados ao conflito, Carmo detalha o desenrolar da campanha. Júnior, por sua vez, enfoca a participação avareense na batalha.
O filme conta ainda com o depoimento do aposentado Antônio Genez Parize, que testemunhou a movimentação de tropas na chamada Revolução Constitucionalista. Ele foi coroinha de um padre que atuou no front em Fartura. Hoje com 99 anos, Parize fez questão de participar do evento.
A programação teve continuidade com a trilogia de humor produzida pelo cineasta Amauri Albuquerque. “Um Causo Muito Estranho” abriu a segunda parte do evento.
Em“O Economês” um caipira é a chamado a opinar sobre economia. Para o espanto dos interlocutores, que esperavam tirar sarro do sujeito, o homem do campo dá uma aula, subvertendo o estereótipo comumente atribuído ao caboclo do interior.
“Agora vocês me deem licença que eu tenho que ir lá em casa cuidar das minhas galinhas antes que esse presidente baixe um decreto confiscando elas também. Já não basta alguém tirar os direitos do trabalhador e os direitos de quem ia se aposentar, pra ele tomar as minhas galinhas é uma canetada só, né?”, conclui o protagonista. 
Dando sequência à programação, o curta “Uma Encrenca Daquelas” encerrou a noite.
Postagem Anterior Próxima Postagem