OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

OPINIÃO - Uma questão de lógica - J Barreto

Estou pagando seguro de um carro Ipanema a 15 anos e somente agora em janeiro acionei a seguradora para ir buscá-lo no sítio, pois deu pane no mesmo. Como meu trator não pode andar na pista perguntei ao guincheiro quanto ele cobraria para ir buscá-lo e trazer até a oficina, e ele me deu o preço de $150,00 reais. Nestes 15 anos, aplicando-se as correções, talvez eu tenha pagado mais de $ 10.000,00 durante este período.  Meu neto bateu o carro, mas não tem seguro, pois o mesmo ficaria pouco mais de $ 1.200,00, porém ele ainda está pagando as prestações da compra. 
Partindo desta premissa comecei a imaginar quão mais lógico seria se houvessem grupos de mútuo socorro que rateariam as despesas, sem terem que pagar taxas e anuidade, mas somente quando houvesse sinistro com alguém do grupo.  Exemplificando: Se em um grupo de 50 membros houvesse um acidente, e o conserto do veiculo ficasse em $3.500,00, no rateio cada um arcaria com $70,00, o que equivale a menos de 8% do que pagaria por um seguro individual.  Você já imaginou quantas atividades poderiam formar grupos de mutuários, não apenas com 50 membros, mas quantos quisessem participar dos mesmos, e o que isto representaria de economia nas atividades de uma cidade?  
Pensem bem, quantos grupos poderiam ser formados pelos funcionários da prefeitura, do professorado de uma forma geral, incluindo as faculdades, os cursinhos e toda a gama pedagógica,  a sociedade de classe, e quem mais quisesse participar.  Vamos partir para mais um exemplo, creio que a AREA (Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos), tenha bem mais de 100 associados e que os mesmos tenham um gasto anual de mais de 150.00,00 e que o conjunto de seus membros tenha gasto 30.000,00 em 2017, só aí foi para o ralo mais de 120 reais.  
Temos em Avaré muitos e bons advogados que poderiam criar regras que dessem segurança aos participantes dos grupos, e talvez um dos grupos seria a própria OAB.  Que achar que isto é uma utopia é porque não tem espírito de grupo e que deve ficar na sua e não atrapalhar quem tem uma visão otimista.
Quando se formar grupo, e em aceitarem como membro, gostaria de participar do mesmo.

J. Barreto

Postagem Anterior Próxima Postagem