OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DO GUMA

PROJETO SOBRE QUADRINHOS E ILUSTRAÇÕES SE REALIZA COM SUCESSO
Com o objetivo de criar e qualificar leitores e, eventualmente, jovens praticantes, nas áreas de história em quadrinhos, charges, tiras cartuns, ilustração infantil e caricaturas veio para Avaré nos dias 02 E 3 de março o projeto Ampliando a visão sobre quadrinhos e ilustrações”.
Luiz Carlos Fernandes, homenageado como Destaque no Premio Cultural 2010 e hoje uma referencia no universo do desenho e ilustração, com uma vasta quantidade de prêmios e participações em exposições no Brasil e Exterior, Avareense de nascimento, foi o articulador da vinda do projeto para a cidade que teve nos dois dias em torno de quarenta participantes, número que impressionou, tanto Carlinhos, como ainda é conhecido por aqui Fernandes, como seus colegas, Gilmar e Custódio que compunham o grupo de realizadores.
O Secretário de Cultura de Avaré Gilson Câmara, integrantes da equipe de Assessores da pasta participaram de todas as atividades do encontro. O Prefeito Rogelio Barcheti também fez questão de comparecer, mesmo porque tem laços de amizade com Fernandes, desde que o mesmo ainda morava em Avaré e pediu um novo evento para o mês de Setembro, dentro das comemorações do aniversário de 150 anos de Avaré.
Aconteceram também exposições, workshops, palestras, interações e dinâmicas que permitiu ao público uma participação muito ativa.
Fernandes irá produzir quarenta novas caricaturas para integrarem a sala de caricaturas do Teatro Municipal que na ocasião da doação, será inaugurada com o nome de Luiz Carlos Fernandes, fato que levou Carlinhos a uma grande emoção.
O projeto tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.
Inscrições e informações na Biblioteca Municipal de Avaré Fone (14) 37336004
Fonte: Guma Castellucci (da Assessoria de Comunicação da Cultura e FREA de Avaré – fone 14 97746933)

ALUNOS DO CURSO DE ARTES DA FREA PARTICIPARAM DO EVENTO

Diversos alunos do Curso de Artes da FREA participaram dos dois dias de atividades do projeto Ampliando a visão sobre quadrinhos e ilustrações, e comentou que o evento permitiu um grande enriquecimento do conhecimento pedindo ao Secretário de Cultura Gilson Câmara a realização de novos projetos como este.
Câmara respondeu prontamente que irá fomentar também este seguimento, como, aliás, é o seu propósito dentro da pasta – que todas as áreas da Cultura tenham o apoio que necessitem para sua consolidação -.
O grupo de alunos também irá a partir de agora, de forma organizada, manter um contato através de reuniões periódicas com a equipe da Cultura, para que também possam participar o Conselho Municipal de Cultura com seus representantes.

Fonte: Guma Castellucci (da Assessoria de Comunicação da Cultura e FREA de Avaré – fone 14 97746933)

NOTA PARA IMPRENSA

Já se encontra em exposição os originais do gibi EDUCAÇÃO PARA UM TRÂNSITO CONSCIENTE, na Biblioteca Municipal, o trabalho do artista plástico e cartunista, Flávio de Oliveira.
Nascido em Avaré, desenha desde a infância. Participou do Mapa Cultural Paulista nas fases municipal e regional na categoria Desenho de Humor, alguns trabalhos na Feira de Artesanato de Avaré, participou do segundo encontro das Artes, em 2003 criou e montou a cartilha HQ, em 2004 lançou duas cartilhas, Embarque nessa e Turma da agência Eco-tur – Redescobrindo Avaré Estância Turística.
Profissional da área fez diversos trabalhos gráficos para empresas e particulares.
Para conferir, os trabalhos estarão expostos até o dia l3.05, de Segunda à Sexta-feira das 8h00 às 17h30, no Centro Cultural “ Djanira”
“Esta exposição vem nos mostrar o quão variadas são as manifestações culturais de nossos artistas, valendo lembrar que nosso espaço está aberto não só para artistas plásticos, como também, artesãos, colecionadores, desenhistas, escultores, etc...ressalta os funcionários.
Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3733-6004.
Postagem Anterior Próxima Postagem