OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

TRANSITO

Detran.SP envia mensagens de texto para 
lembrar motoristas sobre vencimento da CNH
SMS informará data de vencimento da habilitação. Mais de 180 mil cidadãos já autorizaram o recebimento do alerta no celular


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) começa a enviar, nesta segunda-feira (25/2), mensagens de texto via celular com lembrete aos motoristas de todo o Estado que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) próxima do vencimento. Os chamados SMS contêm a data de vencimento da habilitação e orientam os motoristas a acessar o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) para obter todas as informações sobre como renovar o documento. 
Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, o sistema foi testado com 1.224 celulares. Atualmente, mais de 180 mil cidadãos cadastrados no portal do Detran.SP estão aptos a receber os SMS. O motorista que quiser receber as mensagens deve se cadastrar no portal e autorizar que o Detran.SP envie os alertas (leia mais abaixo). 
As mensagens serão enviadas com até um mês de antecedência do vencimento da CNH. Com isso, o cidadão terá aproximadamente 60 dias para renovar o documento, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o condutor dirija com a habilitação vencida por até 30 dias. 
Depois desse período, o motorista só poderá voltar a dirigir com a nova CNH. Conduzir veículo com o documento vencido há mais de um mês é infração gravíssima. Quem for pego será multado (R$ 191,54), receberá sete pontos na carteira, terá a habilitação recolhida e o veículo retido – até que outro condutor habilitado compareça ao local da infração. 
O diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, enfatiza que a medida é uma forma de aproximar o Departamento do cidadão, além de alertar os condutores para as sanções que podem ser aplicadas, caso dirijam com a CNH vencida, como multas e retenção do veículo. “Ao utilizar a mensagem de texto pelo celular, o Detran incorpora mais uma ferramenta tecnológica para ampliar o contato com o usuários. Nosso objetivo é dar transparência, melhorar a qualidade dos serviços e facilitar cada vez mais a vida dos cidadãos”, afirma Annenberg. 
Ao longo do ano, o Detran.SP incluirá outros serviços nos lembretes via SMS, como o mês para licenciamento de veículos e pontuação na CNH. A expectativa é que, no total, sejam enviadas 6,5 milhões de mensagens de texto por ano, ao custo aproximado de R$ 1 milhão. 
CARTAS – Desde junho de 2011, o Detran.SP encaminha, mensalmente, cerca de 50 mil cartas com orientações aos condutores em processo de primeira habilitação que estão perto de trocar suas Permissões para Dirigir (concedidas pelo período de um ano) pelas CNHs definitivas. 
Em junho de 2012, o Detran.SP passou a enviar cartas também sobre o vencimento das CNHs. Até hoje, foram enviadas cerca de 2 milhões correspondências. 
Como se cadastrar para receber os alertas via SMS:
Acesse www.detran.sp.gov.br e clique na opção "Cadastre-se", no lado direito da tela, dentro do quadro "Acesse os Serviços Eletrônicos". Na página seguinte, informe o número do CPF e clique em "Avançar". Depois, preencha o formulário, o número do telefone celular e, na parte inferior da página, marque a opção "Autorizo receber mensagens SMS". Por último, clique em avançar e siga as instruções da tela. 
Orientações para quem já possui cadastro no portal do Detran.SP:
Acesse www.detran.sp.gov.br, faça o login e clique na opção "Meu Cadastro", no lado direito da tela. Na tela seguinte, preencha o número do telefone e marque a opção "Autorizo receber mensagens SMS".
Informações sobre como renovar a CNH: 
Para ver todas as informações sobre a renovação da CNH,  acesse http://migre.me/djOYC. O atendimento pode ser agendado em uma das unidades de atendimento do Detran.SP.
ATENDIMENTO AO CIDADÃO 

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Interior: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.
Fale com o Detran.SP – Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br


JORNAL DA CIDADE
Edições diárias das 10h45 as 11h15
CLIQUE AQUI PARA OUVIR
Postagem Anterior Próxima Postagem