OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

EDUCAÇÃO

PROFESSOR PACHECO REALIZOU PALESTRA NA FREA

Aconteceu, na noite da quinta-feira, 21 de Fevereiro, no anfiteatro da Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), palestra com José Francisco de Almeida Pacheco, educador conhecido internacionalmente devido à fundação da Escola da Ponte em Portugal. Sua explanação teve a presença de professores e alunos da FREA e de outras instituições de ensino da cidade.
Especialista em Música e em Leitura e Escrita, Almeida Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Em 1976, ele criou e desde então coordena a Escola da Ponte, situada no Distrito do Porto, em Portugal. Essa instituição é tida como um marco pedagógico de diferenciação do modelo de escola dito “tradicional”, uma vez que nenhum aluno é aluno de um professor só e nem um professor é professor só de alguns alunos. Além do mais, segundo essa visão pedagógica, todos os alunos devem receber valores como a solidariedade, autonomia e responsabilidade.
Almeida Pacheco vive no Brasil desde 2001 e vem acompanhando projetos inovadores em escolas de todo país. Durante esse tempo ele se dedica a ministrar palestras pelo mundo para expor os desafios de se desenvolver pedagogias variadas nos ambientes escolares e os desafios dos educadores nos tempos atuais.
No final de sua palestra na FREA, o mestre destacou o projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes, além de responder a perguntas formuladas pelos participantes.
Postagem Anterior Próxima Postagem