OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

ESPORTES

NAUTICA
Navega SP acontecerá no Horto Florestal
 A mudança, da área de Represa para a Zona Urbana, facilitará o acesso dos alunos à iniciativa
Avaré volta a ser, no próximo mês de junho, núcleo do programa estadual Navega São Paulo. No entanto, a iniciativa, conhecida por ministrar técnicas de Esportes Náuticos a jovens matriculados nas redes públicas Municipal e Estadual, ganhará fôlego novo em sua atual edição porque as aulas serão dadas no Lago Ornamental do Horto Florestal, parque localizado na Zona Urbana da cidade. A mudança foi confirmada, na última semana, pelo secretário municipal de Esportes, Clayton Falanghe Macário.
 O início das atividades do projeto será marcado pela inauguração oficial do evento, agendada para o próximo dia 01 de junho. Segundo o secretário, a cidade contará com 360 vagas para jovens com idade entre 10 a 15 anos. Com isso, a partir do próximo mês, as águas do recém recuperado lago do Horto serão o cenário de aulas de canoagem e vela, práticas que contarão com apoio de dois professores e dois estagiários da SEME. Para participar vai ser necessário que os alunos, além de apresentarem regularidade e do histórico escolar, saibam nadar.
 As aulas acontecerão de manhã e à tarde, de terça a quinta. A unidade do projeto Navega SP de Avaré já conta com 07 caiaques, 07 veleiros e 01 barco a motor, que serve de apoio para as aulas, além de mais de 100 coletes salva vidas e uniformes para os alunos.
 “Um dos fatores positivos da mudança da área de realização é a acessibilidade do horto, pois ficará mais fácil para os alunos chegarem ao local, assim como será menos complicado o transporte de alunos pela Secretaria de Educação, uma de nossas parceiras”, destacou Clayton, lembrando que, anteriormente, o projeto Navega São Paulo acontecia nas águas da Represa de Jurumirim.  Ainda segundo o secretário, devem ser celebradas parcerias com outras cidades que sediam a ação estadual. “Pretendemos fazer vários projetos paralelos neste ano, como um intercâmbio intensivo dos alunos com os aprendizes de outros núcleos espalhados por São Paulo”, declarou.
 O projeto Navega São Paulo conta com apoio da empresa Telar Ltda, que cercou a área em que ficarão os equipamentos, e do empresário Júlio Milanezzi, que doou o portão para o mesmo local. A estimativa é que as adaptações necessárias no Horto Florestal estarão finalizadas em 15 dias. As inscrições, assim como as aulas, são gratuitas. Informações pelo telefone 3732-0756, de segunda a sexta, das 08h30 às 17h30.
 SOBRE A INICIATIVA - O Projeto Navega São Paulo é uma ação social da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo que utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens com idade entre 12 e 15 anos estudantes da Rede Pública de Ensino. Participando do projeto cultiva-se não só a cultura náutica como também a integração social, entusiasmo cívico, consciência ecológica, espírito de equipe e cidadania. O projeto fornece, para sua viabilização, embarcações a remo, de canoagem e a vela, barcos de apoio, coletes, uniformes, reforço alimentar para os alunos e treinamento para instrutores e monitores.
Postagem Anterior Próxima Postagem