OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

CULTURA
BIBLIOTECA
JARDIM BRASIL GANHA UMA BIBLIOTECA
O prédio do Centro Comunitário do Jardim Brasil será reformado e abrigará uma Biblioteca Municipal mantida pela Secretaria de Cultura.
Esta foi a decisão tomada num consenso entre o CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural e Secretaria de Cultura, após o decreto do Prefeito Paulo Novaes atribuindo à pasta cultural a responsabilidade sobre aquele imóvel.
O secretário Gilson Camara solicitou ao CMPC que estudasse a destinação de projetos culturais para o Centro Comunitário, que viessem a atender aos anseios dos moradores do Jardim Brasil e Adjacências.
Na reunião o Conselho avaliou diversas possibilidades sempre respeitando o interesse da comunidade de uma forma ampla e, no entanto que fosse amparado legalmente. A primeira posição do CMPC foi a manutenção do Encontro de Violeiros aos domingos, pois o evento já está no calendário cultural aprovado pelo conselho e entendeu-se a necessidade de criação de uma comissão para avaliar as diversas possibilidades de uso que finalizou coma escolha de instalar uma biblioteca com pelo menos dois mil volumes após uma necessária (urgente) reforma estrutural no prédio.
Uma questão que chegou a ser ponto de preocupação para o Conselho, a utilização do imóvel para festas através de locação (o que vinha ocorrendo) teve que ser descartada totalmente devido à falta de amparo legal para que isto continuasse.
Também foi alvo de preocupação liberação do espaço para realização de reuniões e assembleias da Associação dos Moradores de Bairro do Jardim Brasil e Adjacências e de outras associações, agremiações de classe desde que previamente agendados seguindo o REGULAMENTO que será elaborado para o novo espaço cultural e que lá aconteçam projetos do gênero HORA DO CONTO, Encontro Literário e outros, peças de teatro (com a reforma do palco e sonorização que ira ser feita), exibição de filmes etc.
Finalmente uma exigência do Conselho foi que a nova biblioteca tivesse uma Bibliotecária responsável, o que foi prontamente atendido sendo designada para dar suporte ao ramal a funcionária Selma Montanha, que já assumiu a nova função Biblioteca Ramal Gabriel Marques, existente no Bairro Brabância, ficando a partir de agora sob seus cuidados também a instalação do novo ramal JARDIM BRASIL E ADJACENCIAS.
                        Bibliotecária Selma Montanha responderá pelo novo espaço
BIBLIOTECA RAMAL GABRIEL MARQUES SERÁ CENTRAL DOS RAMAIS
A Biblioteca Ramal Gabriel Marques que agora conta com os serviços de uma responsável técnica, a Bibliotecária Selma Montanha será central de coordenação das Bibliotecas Ramais (existe precisão de instalação de outros núcleos, além do Jardim Brasil em breve). Selma, que já está atuando na nova função de Coordenadora das Bibliotecas Ramais, pretende revitalizar a estrutura da Gabriel Marques, já tendo acertando um espaço para instalação da reserva técnica e a catalogação dos acervos (em torno de quatro mil livros).
A preocupação da Bibliotecária é permitir que a utilização plena do espaço e levar projetos culturais, como Hora do Conto, Cine + Pipoca e outros também para o ramal e futuramente para a instalação do Jardim Brasil.

CURSOS DE XADREZ E 
DAMAS NA BIBLIOTECA
Graças à parceria entre as Secretaria de Esportes e Cultura interessados em aprender os jogos de xadrez e damas ou desenvolver habilidades nestes jogos tem a oportunidade de cursos gratuitos na Biblioteca Municipal de Avaré.
As aulas todas as quartas feiras pela manhã.  Inscrições na Biblioteca Municipal
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
PROF FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS
R Minas Gerais 279 
(14) 3733-6004 
Postagem Anterior Próxima Postagem