OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

COMUNIDADE
LEGISLATIVO

Juventude avareense terá voz oficial 
Projetos aprovados no Poder Legislativo local valorizam e dão voz às lutas e bandeiras dos jovens avareenses e criam um canal direto com o Poder Público.

Vereador Marcelo José Ortega explica ao secretário Municipal de Cultura Gilson Câmara e ao cabo da PM Alexandre Magno Monteiro sobre o Comjuve - Foto crédito: Celi Leme/divulgação

O vereador Marcelo José Ortega (PV) reuniu-se na última terça-feira, 23 de julho, com o secretário Municipal da Cultura de Avaré, Gilson Câmara e o policial militar cabo Alexandre Monteiro, o “Monteiro do Proerd”, para tratar da atualização e reformulação da lei que criou o Conselho Municipal da Juventude – Conjuve.
Entre as providências que serão adotadas na alteração da legislação, está a reorganização da direção executiva do Comjuve, que terá uma ampla representatividade da juventude, da sociedade e do poder Executivo.
“Os membros da diretoria do Comjuve serão nomeados após eleição democrática e transparente para garantir sua legitimidade, inclusive com a participação de jovens estudantes e trabalhadores. A juventude avareense terá um canal para apresentar suas sugestões de políticas públicas, suas prioridades e demandas ao poder público local e cobrar resultados”, acrescenta o vereador Marcelo José Ortega, idealizador do projeto.
Após constituído e organizado, a primeira tarefa do Comjuve será o desenvolvimento de uma campanha municipal de conscientização e combate às drogas e a elaboração de um calendário de reuniões para definir suas prioridades.
O cabo da PM Alexandre Magno Monteiro, do 53º Batalhão da Polícia Militar, é um dos responsáveis pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) em Avaré e tem um histórico de ampla atuação na realização de eventos aos jovens avareenses. Ele é um entusiasta e parceiro do Comjuve.
Criado em 2001 através de lei municipal de autoria do vereador Marcelo José Ortega, o Conselho Municipal da Juventude funcionará como um instrumento de aproximação dos jovens avareenses com o governo municipal, na expectativa de criar projetos de orientação, formação e ação social em função da juventude. Após constituído, o Comjuve poderá se cadastrar em programas e receber recursos dos Governos Estadual e Federal para desenvolver seus projetos.
Semana Municipal da Juventude
Outro assunto abordado na reunião foi a realização da 1ª Semana Municipal da Juventude, a ser comemorada anualmente nos últimos sete dias do mês de setembro. A lei municipal nº 65/2013, também de autoria do vereador Marcelo José Ortega, cria um programa com realização de eventos culturais, educativos e sociais de orientação para os jovens avareenses. A previsão é de que a primeira composição do Comjuve seja empossada nessa semana.
Postagem Anterior Próxima Postagem