OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

SOCIEDADE

INFORMATIVO ROTÁRIO

ROTARY JURUMIRIM HOMENAGEIA VOLUNTÁRIOS


O Rotary Club de Avaré-Jurumirim prestou homenagem para várias pessoas que atuam como voluntários em suas campanhas. A homenagem aconteceu no dia 29 de agosto na sede social do clube onde foi oferecido para cada um dos homenageados um Certificado de Agradecimento e Reconhecimento pelos serviços prestados.
Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
Voluntário é aquela pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.
Atualmente existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milhares de pessoas, não só no Brasil como em todo o mundo. Bons exemplos de organizações internacionais são: 
Cruz Vermelha, Lions Club Internacional, Rotary Internacional, Médicos Sem Fronteiras, Engenheiros Sem Fronteiras e o Serviço Voluntário Internacional do Brasil, que tem ramificações em vários países.
O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de toda sorte, como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
Nesta data tão importante o Rotary Club de Avaré-Jurumirim não poderia deixar de homenagear e agradecer o trabalho voluntário recebido no decorrer deste ano de várias pessoas que se dispuseram e abraçaram nossas ações sociais como as Campanhas Doe Órgãos Salve Vidas e Doe Sangue Salve Vidas.
Pessoas como Suely Alarcão Benini, Márcia Barros, Márcia Pinheiro da Silva, Evelise Aparecida Barboza, Ana Flávia Gabriel, João Ricardo Gambini, Susana Cristina Gambini, Jacqueline Luiz Vicente Daniel, Stephani Louise Veppo Teixeira e Alice Porrelli que por várias ocasiões deixaram seus afazeres diários para colaborar de forma espontânea pelo bem da comunidade avareense tendo somente como recompensa o fato de saber que ajudaram para um mundo melhor e o bem estar de pessoas que talvez elas jamais conheçam que se beneficiaram de seu trabalho voluntário.
Esta foi apenas uma singela homenagem diante de um trabalho tão importante prestado por todos. Parabéns aos “Voluntários”.

Texto: Wilson Roberto Roesener - Comissão Permanente de Imagem Pública de Rotary 2103-2014
Foto: Rita Roesener - Comissão Permanente de Projetos Humanitários 2013-2014
Rotary Club de Avaré-Jurumirim.
Clube 23329 - Distrito 4620
Telefone 14 99709-9343
Postagem Anterior Próxima Postagem