OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Interlactea Avaré 2013

AGRONEGÓCIO
PECUÁRIA LEITEIRA
SP Interlactea 201
Exposição encerra contabilizando 
resultados positivos

Evento, que reuniu os expoentes do disputado segmento de gado leiteiro, foi palco de torneios e julgamentos de diversas raças.

Governador esteve presente na Feira. Foto: Frank
Associações, criadores e expositores que participaram da SP Interlactea 2013 – Exposição Internacional do Agronegócio do Leite, realizada em Avaré, Interior de São Paulo, de 11 a 16 de novembro de 2013, contabilizaram grandes resultados.
Associações dos criadores das raças Gir Leiteiro, Girolando, Holandesa, Jersey, Simental e Sindi encontraram no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (Emapa), toda estrutura necessária para abrigar o evento, considerado um dos mais importantes da cadeia produtiva de leite.
GIR LEITEIRO – Durante a feira ocorreu a 6ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro, além do julgamento em pista e torneio leiteiro da raça. A Grande Campeã foi a vaca Corona Sopa I FIV, do expositor e criador Amilcar Farid Yamin. Já a Reservada Grande Campeã foi Elegância FIV da Genipapo, do expositor e criador Paulo Roberto Andrade Cunha. O animal de maior destaque entre os machos foi o Grande Campeão Herms FIV Córrego Branco, do expositor e criador Paulo Ricardo Maximiano.
No Concurso Leiteiro da Raça, na categoria Fêmea Jovem (até 36 meses), o primeiro lugar ficou com Cassiana FIV Alambari, que produziu em média 49,77 kg de leite por dia. O exemplar pertence à expositora Cristina F. Diniz Gonçalvez.
Na categoria Vaca Jovem (de 36 a 48 meses), Bandeira, da expositora Maria Tereza Lemos Costa Calil, conquistou o primeiro lugar ao produzir em média 63,200 kg de leite. E na categoria Vaca Adulta (acima de 48 meses), a vaca Bruna FIV Cabo Verde, do expositor José Coelho Victor, ficou com o primeiro lugar, ao produzir em média 68,960 kg de leite.
Entre os melhores expositores da raça ficaram Amilcar Farid Yamin (1º Lugar); Leo Machado Ferreira (2º Lugar) e Herica Cristina F. Diniz Gonçalves (3º Lugar). Os melhores criadores foram Léo Machado Ferreira (1º Lugar), Herica Cristina F. Diniz Gonçalves (2º Lugar) e Amilcar Farid Yamin (3º Lugar).
GIROLANDO – A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando  realizou durante a SP Interlactea 2013 a 20ª Exposição Interestadual de Girolando e do Torneio Leiteiro da Raça. Durante o evento, os criadores José Coelho Vitor, José Carlos dos Reis e Delcio Vieira Tannus conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar. Já os melhores expositores foram Delcio Vieira Tannus (1º Lugar), Fábio Jose Biazon Dias (2º Lugar) e Celso Ceravolo Paoliello (3º Lugar).
Na categoria Melhor Fêmea Jovem, a grande campeã foi a vaca Gil ¾ Haila Geneva Rancho do Ro, do criador Odilon de Rezende Barbosa Filho e do proprietário Odilon de Rezende Barbosa Filho.
Na categoria Grande Campeã, a Gil ¾ Jel R. Grande Armstead Garrafa TE, do criador José Carlos dos Reis e do proprietário Celso Ceravolo Paoliello, ficou com o título. O Grande Campeão foi o macho Gil ¾ JPZ Basileu Argeu Linda FIV, do Condomínio JPZ (Jorge Papazoglu & Outros) conquistou o título.
A campeã no Torneio Leiteiro da raça, na categoria “Melhores Vacas” foi a Beija Ocidente HPJ, do expositor Hamilton Pereira Junqueira. O animal produziu em média 94,513 kg de leite por dia. O segundo lugar ficou com a vaca Germina Benta, do expositor Bernardo Garcia de Araújo Jorge, que produziu em média 90,783 kg de leite por dia, durante a competição, e a  terceira colocada foi a vaca do expositor José Antônio da Silveira, Arieta Finest FIV da Xapetuba, com a produção média de 75,877 kg de leite por dia.
Na categoria “Melhores Novilhas”, a primeira colocação foi para Borja Wildman FIV da Xapetuba, do expositor José Antônio da Silveira, que produziu em média 56,833 kg de leite por dia; já o animal do expositor João Domingos Gomes dos Santos, a vaca Lafe 316 Aquarela FIV da Xapetuba, produziu a média de 55,833 kg de leite, ficando com a segunda colocação. Celebridade da Alcachofra Tannus, de Delcio Vieira Tannus ficou com a terceira colocação, produzindo 54,450 kg de leite por dia.
HOLANDESA – Durante a SP Interlactea ocorreu também a 45ª Exposição Nacional do Gado Holandês, da qual participaram criadores das variedades Preta e Branca (HPB) e Vermelha e Branca (HVB). 
Na variedade HPB, os expositores Regine Hana Noordegraaf; Fazenda Morro Agudo e Maria Hubertina Gerarda Henderikx Lourenço ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. E na categoria Melhores Criadores os três primeiros colocados foram Fazenda Morro Agudo (1º Lugar); Maria Hubertina Gerarda Henderikx Lourenco (2º Lugar) e Jan Johannes De Boer e/ou Fernando R. De Boer (3º Lugar).
O Grande Campeão foi o touro G.C. Esteves Fausto Durham 32-Fiv, do expositor Gilberto Carvalho Esteves. A Grande Campeã foi Diamantina Roca Goldwyn Tocha T, do expositor Dirceu Antonio Osmarini, e a Grande Campeã Jovem foi Horizonte Anna 129 Windbrook Te, do expositor Jan Johannes de Boer E/Ou Fernand. Na categoria Vaca Leiteira Preta e Branca, a vaca Sinfonia Bovina Urca Powerful, da expositora Maria Hubertina Gerarda Henderik ficou com a primeira colocação.
Já na variedade HVB, o destaque na categoria Vaca Leiteira foi Bur Jr. Sayonara 1806, do expositor Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer. Na Pista, a Grande Campeã foi Bur Jr. Sayonara 1932 Te, do mesmo expositor.
O Grande Campeão foi o touro Suzamara Morango Advent-Red Te, do expositor Petrus Johannes Maria Dekkers, e a Grande Campeã Jovem foi Constentation Brilhante Debonair Alessandro, do expositor H. Dekkers e/ou Marisa.
Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer, Márcio Maciel Leite e Armando Eduardo De Lima Menge foram eleitos os Melhores Criadores da Raça Holandesa Vermelha e Branca. Já os três primeiros colocados na categoria Melhores Expositores foram Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer; Márcio Maciel Leite e Adriaan Frederik Kok.
JERSEY – A Feira também recebeu a 32ª Exposição Nacional da Raça Jersey, que contou com a participação de 128 animais. No Torneio Leiteiro Até 36 Meses, a vaca Ivana 966 Action da Maya-TE, da Cabanha da Maya, ficou a primeira colocação, produzindo 82,630 kg de leite em 2 dias. Vale destacar que este animal é recordista Nacional Jovem no primeiro parto, com 27 meses, tendo a produção de 46,385 Kg/dia.
Na categoria Acima de 36 Meses, a campeã foi Maira do Dane’s Sítio, animal do criador e expositor José Nereu Gomes, que teve produção total de 98,120 kg em 2 dias. O animal é recordista Sul Americano de Leite, com produção de 66.772Kg/dia.
O Grande Campeão da Raça foi o touro Janota 1101 Jade da Maya, do criador e expositor Cabanha da Maya. Já o Reservado Grande Campeão foi o touro Marconi Governor Jopx, do criador e expositor Agrobull.
A Campeã Júnior foi Getaway da Maya, do criador e expositor Cabanha da Maya, sendo que a vaca Jacara 1112 Reward da Maya, do mesmo expositor, ficou com o título de Reservada Campeã Júnior.
Henriqueta 801 Guapo da Maya, do criador e expositor Cabanha da Maya, foi a Grande Campeã Vaca Jovem, que também ficou com o título de 3ª Melhor Fêmea da Exposição. Já a Reservada Campeã Vaca Jovem foi Maureen Reagan Mamie da Capela Nova, do criador e expositor Fazenda Capela Nova.
O Título de Grande Campeã da Raça ficou com Ilma 453 Jade da Alvorada-Te, do expositor Terra Santa Agron. Partic. Ltda, e Tulipa 235 Jade do Cruzeiro, do expositor Cabanha da Maya, ficou com o título de Reservada Grande Campeã.
 SIMENTAL – A 5ª Etapa do Ranking Torneio Leiteiro Simental, que também ocorreu durante a SP Interlactea, contou com a participação de grandes criadores que levaram 50 animais até o Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.
A Grande Campeã da raça foi a vaca L85, propriedade da Ouro Branco Agronegócios S/A, da fazenda Santa Andrea, de Itararé/SP, que produziu 104,330 litros de leite. Já na pista de julgamento, a campeã foi Grega, também da Ouro Branco Agronegócios S/A. A Ouro Branco também se destacou ao garantir o troféu de Melhor Criador e Expositor durante o evento.
SINDI – Durante a SP Interlactea a Associação Brasileira dos Criadores de Sindi realizou apenas o Torneio Leiteiro da Raça Sindi, que foi dividido em três categorias. Na categoria Vaca Adulta, a vaca Paz FIV da Estiva, do expositor Altair Maria Pedrosa Castilho, garantiu a primeira colocação com a média de 32,62 kg de leite por dia.
Durante a competição da categoria Vaca Jovem, a média diária de 20,46 kg de leite por dia garantiu a primeira colocação à vaca Belga FIV AJCF, do expositor Adaldio José de Castilho Filho. Já a vaca Ursulina da Estiva, do mesmo criador, produziu a média de 23,43 kg de leite por dia, e ficou com o primeiro lugar da categoria Fêmea Jovem.
EVENTOS PARALELOS – A SP Interlactea 2013 foi palco de mostras e eventos de outros animais, como os mini horses, mini jumentos, cavalos Bretões, ovinos, além da Queima do Cordeiro e grandes leilões, que agregaram valor e trouxeram mais visitantes e investidores a feira.
CAVALO BRETÃO – A 1ª Mostra da Raça Bretão e Raças Convidadas, realizada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão, ocorreu entre os dias 15 e 16, e contou com cerca de 20 animais das raças Bretão, Percheron, Clydesdales, Friesians, poneis e mini-pôneis, Haflingers e Gypsies, que participaram de diversas apresentações e provas de atrelagem.
MINI HORSE – Durante a SP Interlactea, a Associação Nacional dos Criadores do Mini Horse (ABCMH) realizou o 11º Campeonato Nacional do Mini Horse, conhecido pelos criadores como Etapa Avaré, com a realização de provas entre 16 e 17 de novembro de análise morfológica dos animais.
A ABCMH também trouxe para a feira uma novidade para criadores de animais miniaturas, os Miniature Mediterrean Donkey, raça que vem se popularizando nos Estados Unidos, e que no Brasil é conhecida como mini jumento, além de exemplares de mini bovinos.
OVINOS – Com o objetivo de realizar vendas de matrizes e reprodutores, a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO), realizou durante a SP Interlactea 2013 uma mostra que contou com cerca 100 animais.
O evento foi considerado um grande sucesso pela associação, que conseguiu concretizar uma série de vendas, além de divulgar a criação de ovinos, já que a carne do animal está cada vez mais valorizada no mercado.
BENEFICENTE – Durante a SP Interlactea foi realizado no dia 15 de novembro um almoço beneficente a duas entidades assistenciais de Avaré, a Voluntários Anônimos de Avaré (VANA) e Bom Samaritano. Cerca de 10 equipes participaram da tradicional Queima do Cordeiro, e toda renda arrecadada foi revertida às entidades. A ação contou ainda com costelas no rolete, e contou com grande público.
SEGURANÇA – Para garantir total segurança aos criadores, expositores, trabalhadores, visitantes e também aos animais, a SP Interlactea contou com uma equipe da Defesa Agropecuária do Estado (DA), que acompanhou a desinfecção do parque dias antes do início da feira, e montou um posto de atendimento que permaneceu funcionando durante todo o evento.
A Defesa Agropecuária assegurou o cumprimento da legislação sanitária, além de acompanhar a entrada dos animais no Parque da Emapa e conferir suas condições ao deixarem o recinto.
Para garantir total segurança, a SP Interlactea contou também com Brigada de Incêndio, compostas por 8 integrantes especializados e outros 7 brigadistas, além de uma Unidade Móvel de Prevenção (UMP), que atuou 24 horas por dia na vigilância contra incêndios durante toda realização da feira.
LEILÕES – Realizados pela Ruralia Eventos Rurais Ltda, através da Embral, os leilões presenciais ocorridos na SP Interlactea obtiveram grande êxito com a venda de 73 animais.
No dia 14 ocorreu o “Leilão Girolando”, com a participação de 49 animais da raça distribuídos em 43 lotes. Os valores alcançaram R$ 551,1 mil reais. No dia 15 ocorreu o “Leilão Estrelas Nacionais”, sendo que 100% dos lotes foram leiloados. O total geral foi de R$ 335,1 mil.
A feira também recebeu dois leilões virtuais, onde foram montadas salas de lances e recepção de criadores que tiveram a opção de participar de forma presencial dos certames on-line.
SOBRE O EVENTO - Mais de 1.400 animais participaram da SP Interlactea 2013. A feira foi realizada graças a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Sindicato Rural de Avaré, com patrocínio da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Senar, Sebrae/SP, Leffers Agropecuária, GEA Farm Tecnologies, Banco do Brasil – Governo Federal e Sabesp.


Equipe da Rede Guma na Interláctea
Duas integrantes da equipe da Rede Guma trabalham no estande da Sabesp durante a Interlactea. Jessica Ferezin e Andreza Brandão, apresentadoras do Jornal da Cidade e Programa do Guma, respectivamente foram contratadas através da Rede para recepcionarem os visitantes no espaço da Cia de Saneamento.


Integrantes da equipe da Sabesp, com Guma Castellucci e Raphaela Schmer no estande da Sabesp onde atuam duas integrantes da Rede Guma.
Postagem Anterior Próxima Postagem