OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE

CULTURA
LITERATURA

“Avaré em memória viva - IV”,
mais um livro de Gesiel Júnior


“Avaré em memória viva”, quarto volume da série iniciada pelo cronista Gesiel Júnior em 2010, foi lançado na noite desta quinta-feira, 19, no Emporium Café. É o vigésimo oitavo título publicado pelo autor.
Impressa pela Editora Gril, a coletânea de 160 páginas reúne dados sobre história, arte, tradições, curiosidades e perfis biográficos, os quais o autor publicou este ano no Semanário Oficial de Avaré.
“O livro traz os habituais textos concisos, claros e agradáveis de ler, sempre sorvidos com satisfação”, afirma no prefácio o advogado Antonio Sílvio Curiati, para quem o agrupamento das crônicas por afinidade temática, adotado desde o início da série, “foi muito feliz, pois ajuda a contextualizar e a compreender os fatos”.
Editado com apoio cultural da Faculdade Sudoeste Paulista e da Innovare – Design de Interiores, a coletânea de textos de Gesiel relata quando a cidade passou a se chamar Avaré, destaca as obras artísticas de Fernandes, Nilva Calixto, Estela Gambini e Rosane Gauss e registra a fundação do Centro Avareense, da Associação Comercial e do Lar São Nicolau, além descrever a chegada da família Faria e dos primeiros batistas à cidade.
Os leitores também vão conhecer aspectos biográficos de avareenses notáveis como o ex-governador Paulo Pimentel, o empresário Benedito de Agostini, o pecuarista Mário Bannwart e a educadora Nadir Kfouri, primeira mulher a ser reitora de uma universidade católica no mundo.
Em outras páginas Gesiel Júnior homenageia celebridades da cidade como o radialista Elias de Almeida Ward, o ex-prefeito Félix Fagundes, os professores Nelson Pala e Dalila Novaes Ramires e o comerciante Salim Antonio Curiati.

Inaugurada Galeria de 
autores nascidos em Avaré
Biblioteca Municipal reune fotografias de personalidades marcantes do universo literário em Avaré no século XX.

Elias Ward

Para que o público reconheça a importância da atuação de autores nascidos em Avaré e que se notabilizaram no mundo das letras, foi ianugurada, na parede do hall de entrada da Biblioteca Municipal “Professor Francisco Rodrigues dos Santos”, no CAIC Djanira, a Galeria de Autores Avareenses. 
Danton Jobim
Vinte retratos emoldurados trarão fotografias de personalidades marcantes do universo literário em Avaré no século XX. São figuras proeminentes que, em diferentes circunstâncias e contextos, enalteceram o nome da terra natal.
Anita F De Maria
Integram essa Galeria os seguintes memoráveis: Anita Ferreira De Maria (poeta e cronista) / Antonio Ferreira Inocêncio (advogado e escritor) / Aristóteles Orsini (médico e astrônomo) / Cazem Chaddad (médico e memorialista) / César Dias Baptista (jornalista e poeta) / Danton Jobim (jornalista e educador) / Diva Diniz Corrêa (cientista e educadora) / Djalma Noronha (poeta) / Duílio Gambini (poeta) / Elias de Almeida Ward (radialista e cronista) / Gabriel Marques (jornalista e romancista) / Israel Dias Novaes (jornalista e cronista) / Izabel Pires Carvalho (educadora e poeta) / Jango Pires (memorialista) / João Baptista de Carvalho (jornalista e cronista) / José Herculano Pires (filósofo e escritor) / José Pires Carvalho (educador e cronista) / Léa Silva (radialista e poeta) / Nadir Gouvêa Kfouri (educadora) e Paschoal Bocci (advogado e memorialista).

NATAL 2013
Casa de Artesanato pronta para o Natal




Um belissimo presépio, obra artista plástico F Tegani e uma decoração com arranjos tipicos além da presença do PAPAI NOEL na Casa de Artesanato de Avaré chamam a atenção do publico tem levado inumeros visitantes ao espaço.

Presidida por Castorina Rodrigues e dirigida por Adriana Gonçalves, a Casa de Artes e Artesanato de Avaré é um departamento municipal ligado a Secretaria de Cultura e Lazer e oferece cursos de várias areas ligadas a Arte e Artesanato e ainda seguindo o horário do comércio de Avaré passa a ser uma opção muito atrativa para compras de produtos diferenciados e personalizados com "grife" Avaré.


PAPAI NOEL
No sábado às 17 horas  o PAPAI NOEL sai novamente em um passeio pela cidade.


Em seu primeiro passeio na tarde de sexta feira dia 13 e no dia 18 quando esteve novamente saindo pelas ruas da cidade o Papai Noel e suas renas encantaram a população.


FESTIVAL NATALINO TERMINA HOJE
                      
Atrações do Festival:
Dia 18 de dezembro: Coral da 2ª Igreja Presbiteriana Independente; dia 19: Coral da 1ª Igreja Batista de Avaré; dia 20: Coral Municipal de Adultos das Oficinas Culturais José Reis Filho. E dia 21: Big Band John Brass Orchestra, das Oficinas Culturais José Reis Filho.
Postagem Anterior Próxima Postagem