OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Informativo Rotário

Clubes Rotários de Avaré apoiam entidade assistencial
Através de projeto humanitário a união dos clubes Rotários levou seu apoio a VANA



A instituição VANA (Voluntários Anônimos de Avaré), situada na Rua Juscelino Kubitschek, 420, no bairro Santa Elizabeth, desenvolve um projeto de atendimento a crianças e adolescentes  do sexo feminino em situação de risco,  denominado “Estrelinhas da Vana”, para suprir uma demanda  do município que não possuía entidade dedicada a essa finalidade.
Começou atendendo a primeira turma com 17 crianças em setembro e outra turma com mais 17 inscritas no final do ano, com projeto de aumentar para mais duas outras turmas assim que as obras de ampliação do prédio, em fase de cobertura, estiverem concluídas.
As crianças e adolescentes são assistidas pela VANA através de atividades de lazer, esporte, cultura e atendimento social, de segunda a sexta feira por 4 horas, de manhã ou à tarde, dependendo do horário de aula dos assistidos.
Em visita ao prédio da VANA o rotariano Gastão N. Isique Vitral, presidente do RC de Avaré em 1982-83, ocasião em que o Rotary ajudou a construir o Ambulatório de atendimento a trabalhadores rurais da época, identificou a necessidade de ajudar a instituição no novo projeto que estava desenvolvendo.
O rotariano Clovis Rodrigues Felipe, responsável pelo desenvolvimento de projeto humanitário do Rotary Club de Avaré visitou a entidade e através de seu presidente Heitor A. Cenevita Junior, identificou a necessidade de computadores para  equipar a sala de informática da instituição.
Com apoio de Frederico Filgueiras, presidente do Rotary Club Avaré Expoente, o Rotary Club de Avaré elaborou o projeto de subsídio distrital, no valor de R$ 9.992,00 para aquisição de 8 computadores completos ( HD com 2 GB de memória, teclado, mouse, caixa de som, Windows 8 e monitor).
O projeto humanitário do Rotary teve a participação financeira dos Rotary Clubs de Avaré e Avaré Expoente com 50% do valor e da Fundação Rotária que contribuiu com os outros 50%.
O projeto foi iniciado em setembro de 2013 e concluído em 28 de janeiro de 2014;
1. no dia 14 de janeiro em reunião ordinária do RC de Avaré o presidente da VANA, Heitor Cenevita, recebeu das mãos da rotariana Olivia Fernandes de A. Sampaio a nota fiscal dos computadores;
2. no dia 21 de janeiro os equipamentos, após instalados pela empresa ganhadora da tomada de preço,  foram oficialmente entregues à VANA com a participação de rotarianos dos dois clubes, funcionários da entidade e crianças assistidas.
3. a VANA inaugurará a sala de informática em fevereiro de 2014, após a fase de planejamento de atividades em desenvolvimento  no mês de janeiro,com a participação dos alunos assistidos.

Com a instalação de computadores a VANA terá oportunidade de familiarizar seus assistidos com a tecnologia e ensiná-los a usar o computador, preparando-os para o mercado de trabalho que exige conhecimento mínimo de informática. Assim estará cumprindo seu objetivo de diminuir a exclusão e a vulnerabilidade das crianças e adolescentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem