OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Saúde

Caisma oferece atendimento especializado a mais de 700 gestantes

Disponibilidade diária de médicos obstetras garante uma gestação segura

Em Avaré, mulheres com atraso no ciclo menstrual podem procurar o Centro de Atenção à Saúde Integral da Mulher de Avaré (Caisma) para obter orientações e até mesmo fazer o exame de sangue de gravidez. Caso seja positivo, a futura mamãe poderá contar com uma equipe especializada para assisti-la durante toda a gestação e também após o parto. Atualmente o Caisma atende quase setecentas gestantes em Avaré. O centro fica na Praça Rui Barbosa, 45 (telefone: 3732.9330). 
Braço de assistência médica especializada para a saúde feminina na Secretaria Municipal da Saúde, o órgão vem desenvolvendo ações de incentivo ao pai para estar junto da companheira durante a gravidez. No ano passado o Caisma criou o Pré-Natal do Pai, promoveu reuniões mensais e incentivou os maridos a participar das consultas mensais periódicas da parceira na espera do bebê.
Equipado com aparelhos modernos de ultrassonografia, monitor fetal cardiotocógrafo, detector fetal e amnioscópio, o Caisma conta com serviços de cinco médicos ginecologistas obstetras que garantem atendimentos diários às gestantes. Nos primeiros oito meses da gestação, o atendimento é mensal, depois passa a ser semanal. As gestantes também contam com orientação de psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
A estrutura do Caisma também oferece pré e pós-consultas, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar e, com a chegada da criança, o exame do pezinho e o teste da orelhinha. 
Desde a sua fundação, o Centro de Atenção à Saúde Integral da Mulher já atendeu 3.225 gestantes. Na coordenação estão o médico obstetra Cândido Adhemar Venezian e a enfermeira Hilda Gambini, os quais contam com apoio de mais 20 profissionais que desenvolvem ações de prevenção e assistência da mulher e do recém-nascido. 
Postagem Anterior Próxima Postagem