OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Energia

USINAS CANOAS COMPLETAM 
15 ANOS EM OPERAÇÃO
À frente das hidrelétricas desde o início, em parceria com a CBA, Duke Energy também completa 15 anos em 2014 

Canoas II
Entre as mais novas usinas a realizar o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paranapanema, Canoas II está completando 15 anos no dia 15. Também Canoas I aniversariou neste mês, no dia 9, quando completou 15 anos em operação. Juntas, as hidrelétricas têm capacidade instalada de 154,5 MW. Considerando-se que 1 MW de energia é suficiente para abastecer cerca de mil residências ou 4.000 pessoas, Canoas I e II contribuem com o sistema elétrico para o abastecimento de mais de 600 mil brasileiros, o que equivale a uma cidade do porte de Aracuju, capital de Sergipe. 
Atual concessionária das hidrelétricas, em parceria com a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), a Duke Energy também completa 15 anos de atividades no Brasil, em 2014. Nos reservatórios das usinas Canoas I e II e em seu entorno, a companhia desenvolve diversos programas ambientais, como o de reposição do estoque pesqueiro, que coloca 1,5 milhão de alevinos de espécies nativas todos os anos no Paranapanema, e o de promoção florestal, que consiste na parceria com proprietários rurais e prefeituras, responsável pela distribuição de mais de 2,5 milhões de mudas para reflorestamento em áreas próximas das oito hidrelétricas operadas pela empresa.

Canoas I

Complexo Canoas

Os projetos das usinas Canoas I e II tiveram grande preocupação ambiental, daí a opção por usinas de menor porte, com reservatórios do tipo fio d’água, com tamanho e profundidade menores. Assim foi possível reduzir em mais de 40% a área de inundação de terras férteis. Além da preservação da flora e da fauna nas áreas que circundam esses empreendimentos, há em andamento diversos projetos de recuperação ambiental, pela Duke Energy.


DADOS TÉCNICOS
CANOAS I​
​CANOAS II
​Localização
​Cândido Mota (SP) e
Itambaracá (PR)
​Palmital (SP) e Andirá (PR
​Conclusão da obra
​1999
1999​
​Turbinas
​3 tipo bulbo
​3 tipo bulbo
Potência Instalada​
​82,5 Megawatts (MW)
​​72 Megawatts (MW)
​Área do reservatório
​30,85 km²
​22,5 km²
Perímetro do reservatório
120 km
103 km

Postagem Anterior Próxima Postagem