OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE -


Rotary Club de Avaré promove 
palestra sobre o SAMU

Na reunião ordinária do dia 29 de julho os associados do Rotary Club de Avaré tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o funcionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da região de Avaré. O palestrante foi o coordenador regional de enfermagem, Emerson Aparecido M. de Oliveira. 
A unidade regional do SAMU tem atuação em 17 cidades da região de Avaré, trabalha com 9 ambulâncias de atendimento básico e uma ambulância com atendimento de UTI Móvel. Os médicos que acompanham a UTI móvel são disponibilizados pelos municípios participantes do consócio através de plantões na cidade de Avaré. As demais ambulâncias ficam localizadas em 9 Unidades Base nas cidades da região. 
A maior finalidade do SAMU é atender pessoas acidentadas com o objetivo de prevenir mortes e sequelas permanentes decorrentes de transporte inadequado do local do acidente ao hospital. 
Para isso o foco da equipe está voltado para o treinamento da equipe de atendentes visando proporcionar maior rapidez e melhor conhecimento técnico no atendimento de emergências. 
Nos 30 meses de funcionamento do SAMU os 150 profissionais realizaram 20.000 atendimentos, 42 palestras sobre o SAMU, 16 cursos de primeiro socorro, 7 cursos para profissionais da saúde e formaram 254 profissionais de saúde. No memento a maior dificuldade está sendo a alocação de recursos materiais e humanos, principalmente médicos para os plantões do serviço. 
Segundo o palestrante nem todos os municípios participantes do consórcio correspondem as necessidades do serviço, principalmente porque ele é bastante oneroso para o município.
 Ao final da palestra a presidente Maria da Penha Ludovico convidou o companheiro Clovis Felipe para entregar o certificado de agradecimento do clube ao palestrante Emerson.
Postagem Anterior Próxima Postagem