OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Saúde - Gestantes

Gestantes, a prioridade do Caisma

Criado em 2011, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caisma) prioriza o acompanhamento da mulher gestante desde o descobrimento da gravidez ao nascimento, até orientações sobre aleitamento materno, entre outras ações.
Instalado na Praça Rui Barbosa, 45, no centro, o órgão da Secretaria Municipal da Saúde oferece orientações à população feminina em diferentes circunstâncias. Exemplo: mulher com atraso no ciclo menstrual pode procurar o Caisma para fazer testes de gravidez. Caso seja positivo, a futura mamãe pode contar com uma equipe especializada para assisti-la durante toda a gestação e também no pós-parto. O órgão também desenvolve ações de incentivo ao pai para estar junto da companheira durante a gravidez.
Equipado com aparelhos de ultrassonografia, monitor fetal cardiotocógrafo, detector fetal e amnioscópio, o centro conta com serviços de cinco médicos ginecologistas e obstetras, os quais garantem atendimentos diários às gestantes, que contam ainda com orientação de uma equipe multidisciplinar composta de psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
A estrutura do Caisma também oferece pré e pós-consultas, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar e, com a chegada da criança, o Exame do Pezinho e o Teste da Orelhinha. Não importa a classe social, o centro está disponível para assistir todas as gestantes do município.
Coordenam os serviços o obstetra Cândido Adhemar Venezian e a enfermeira Hilda Gambini, os quais recebem apoio de uma equipe de profissionais, cujo compromisso é desenvolver ações de prevenção e assistência da mulher e do recém-nascido.

ENCONTRO DE GESTANTES

Mensalmente acontece no Caisma o Encontro das Gestantes. O último ocorreu no dia 4, sob a condução da enfermeira Fabiana Gussom Maróstica e da advogada Mônica Javara Sales, as quais abordaram temas sobre direitos das parturientes tanto nas relações trabalhistas como em outros casos como o direito ao Registro de Nascimento gratuito.
A reunião, como é costume, foi finalizada com sorteio de brindes e uma animada confraternização.
O próximo encontro está previsto para o sábado, 8 de agosto, às 8h, no Caisma.
Postagem Anterior Próxima Postagem