OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE - Cultura - Lançamento de Livro

LANÇADO LIVRO SOBRE A EMAPA
Thereza (da Secretaria de Cultura) Brás (filho de Agenor Nogueira, com o autor do livro Alfredo Marques e Guma Castellucci. Ao fundo os nomes que compunham a primeira diretoria da EMAPA - Foto de Maria Fernanda Freittas
DA REDAÇÃO

Alguns fatos nunca revelados em 50 anos de história e outros que foram ao longo do tempo distorcidos, permitindo, num total desencontro de informações o surgimento de versões equivocadas sobre a origem da EMAPA – Exposição Municipal Agropecuária de Avaré, uma das maiores do Brasil, e que deu origem a inúmeros eventos que hoje acontecem no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, o qual acabou sendo também conhecido pelo nome da Exposição que o projetou, EMAPA é o assunto do livro lançado na Casa das Rosas no dia 5 de novembro.
O clima foi de muita emoção entre familiares, em especial os de Agenor Nogueira, o Mano que finalmente teve seu nome reconhecido como o grande articulador da realização da EMAPA que em sua primeira edição aconteceu no campo de Futebol da Associação Athética Avareense, dado a falta de um espaço que pudesse receber um evento de tamanha grandeza naquela pequena Avaré dos anos 60.
A EMAPA é um dos pilares econômicos de Avaré, mesmo tendo ao longo de 50 anos perdido um pouco de suas características originais, mas deu origem a vinda para a cidade de eventos como ABQM, Cavalo Árabe, Feira do Leite, etc.
O autor do livro Alfredo Marques do Vale Junior, que vivenciou ainda muito jovem parte da história, relata os fatos de forma clara, objetiva e alicerçada em documentos e fotos que os comprova. Sem nenhum tipo de crítica pessoal ou demeritória a obra de Marques permite com seu lançamento uma revisão histórica inédita, levando a uma análise reflexiva sobre como interesses políticos podem interferir e mesmo mudar verdades excluindo nomes de pessoas que teriam um merecido destaque e referência.

Nota editorial
Gumercindo Castellucci Filho (Guma), Jornalista e Diretor de Operações da REDE GUMA DE COMUNICAÇÃO acompanhou durante cinco anos todo o trabalho do autor desde uma reunião primária acontecida no escritório do Dr Tininho Negrão que protagonizou o interesse de Alfredo Marques em recontar a história.

SERVIÇO
LIVRO Uma Verdade Histórica, A Origem da EMAPA
De Alfredo Marques do Vale Junior
TERRA EDITORA
Postagem Anterior Próxima Postagem