OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PALESTRA SOBRE O CÍRCULO DA MATEMÁTICA NA FREA



A Fundação Regional e Educacional de Avaré (Frea) recebeu na noite de quarta-feira, dia 23, uma palestra que teve como tema: "O Círculo da Matemática no Brasil". Mais de 100 alunos dos cursos de: Matemática, Pedagogia e Letras acompanharam a abordagem, que está sendo aplicada em salas de aula para mais de 7 mil alunos no projeto.
Os professores Vinicius Sbaiz, Jaquellyne Barbosa e Janaina Rodrigues, que fazem parte do projeto idealizado pelo Instituto Tim, explicaram que o ambiente ideal para o ensino da matemática é livre de pressão, como se fosse uma conversa entre amigos que buscam solucionar um problema.
Eles comentaram que os matemáticos tendem a ser cooperativos, porque a matemática é difícil. “A matemática é a nossa língua materna perdida e tentamos recuperar isso. A ação básica do nosso círculo é "me diga e eu vou esquecer me pergunte e eu vou descobrir". A gente mostra um mistério atraente, acessível”.
Os professores explicaram que o professor deve resistir à tentação de mostrar as respostas e deixar os estudantes descobrirem as soluções com confiança e em conjunto, para que tenham orgulho de si mesmos e do grupo. “Uma ótima estratégia é cometer um erro. Aí o aluno pega o giz da sua mão, e você chegou aonde queria”. Para exemplificar, os professores fizeram uma demonstração de como seria uma aula do Círculo da Matemática do Brasil, convidando as pessoas a participarem da resolução de um problema.
"Essa palestra vai somar muito para todos os alunos. É uma nova metodologia que nossos futuros professores podem agregar em suas aulas. Essa palestra realmente foi muito importante para todos", destacou o coordenador do curso de Matemática da Frea, Márcio Richelli Batista Pereira. Ao final, foi oferecido um coffee break a todos os participantes.
Segundo o professor Vinicius Sbaiz, "o ensino da matemática é a base do desenvolvimento de um país. É a base do desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, da produtividade no trabalho, da ciência e tecnologia e de um crescimento econômico mais equitativo e menos injusto. Mas é comum que as pessoas não gostem de matemática. Por que isso acontece e o que fazer para mudar essa situação em um país como o Brasil?".
PROJETO - O Círculo da Matemática do Brasil é um projeto realizado pelo Instituto TIM em parceria com Bob e Ellen Kaplan do Math Circle da Universidade de Harvard. "As crianças desenvolvem suas habilidades matemáticas através de atividades que são ao mesmo tempo divertidas e estruturadas para uma construção do conhecimento matemático com confiança. Por fim, são dadas dicas e sugestões para melhorar o aprendizado da matemática não somente para as crianças em sala de aula, mas para o cotidiano de todos, inclusive dos adultos", finalizou.
Postagem Anterior Próxima Postagem