OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Silvio Santos premia os melhores da televisão e da música no 58º Troféu Imprensa


 Silvio apresenta a 58ª Edição do Prêmio / Silvio de Abreu e Silvio Santos / Carlos Alberto de Nóbrega e Silvio (Crédito: Lourival Ribeiro/SBT)

Domingo, 22 de maio, às 20h30, Silvio Santos apresentou a 58ª edição do Oscar da televisão brasileira, o Troféu Imprensa. O Troféu Imprensa e Troféu Internet 2016 premiaram os melhores do ano de 2015 em diferentes categorias. Como é de costume, Silvio recebeu no palco artistas que já foram premiados nos anos anteriores e por algum motivo não puderam receber o prêmio. Neste ano o comunicador entregou o primeiro Troféu da noite nas mãos de Silvio de Abreu, diretor de novelas da Rede Globo que veio receber o Troféu Imprensa por “Belíssima”, que venceu como Melhor Novela em 2006. “Quase todas as novelas que ele fez, ou todas, foram um sucesso”, disse Silvio Santos. Após ouvir o agradecimento de Abreu, que já recebeu o prêmio seis vezes, o apresentador brincou: “Se aposenta na Globo e com outro nome você faz novela no SBT. Ninguém precisa saber. Põe “Silvinho””. 
Quem também recebeu o Troféu Imprensa foi Carlos Alberto de Nóbrega por Melhor Programa Humorístico com “A Praça é Nossa” em 2014. “Por que você não pinta o cabelo? Vai lá no Jassa, ele dá um trato em Você. Você ainda pega mulher com esse cabelo?”, brincou Silvio. “Claro, é o charme!”, respondeu Carlos, que continuou: “A nossa história de vida se mistura com esse prêmio. Hoje, depois de 62 anos, estou ao lado de um amigo que tem um império nas mãos. Também estou feliz porque venci pela primeira vez o Troféu Internet. Pode ser o último que eu ganhe, porque o humor está mudando muito. Não sei se vamos ter gás”, ressaltou.
A primeira mulher a receber os Troféus Imprensa e Internet das mãos de Silvio foi Paula Fernandes por Melhor Cantora do ano de 2014. Ele pergunta à cantora se ela já se casou e complementa a brincadeira: “Você é legal assim, pessoalmente. Não é de se jogar fora, não”. Paula fez agradecimentos à sua gravadora e ao público e Silvio perguntou qual era o cachê da artista: “Quanto é que você cobra? É muito caro? Quem cobra mais barato mesmo é a Patricia Abravanel”, brincou.

Eliana, sempre exuberante, chegou recebendo elogios do patrão: “Ela deve estar com um vestido de mais de 10 mil, porque alguém que dá um Rolex de presente...”. “A gente está combinando, olha que honra”, respondeu Eliana em referência à gravata dourada do apresentador. “É a primeira vez em 28 anos de carreira que recebo três Troféus. Isso é a concretização de um trabalho sério, pautado em alegria. Nunca disse uma coisa que eu precisava dizer hoje em rede nacional, Silvio. Eu te amo, de coração. Você mudou a minha vida e é em você, na sua alegria, que eu me inspiro. Chega de choro. O Brasileiro precisa de alegria e você é o ícone dessa alegria.”, emocionou-se Eliana, que recebeu o Troféu Imprensa e o Internet de Melhor Apresentadora em 2014, além do Troféu Internet como Melhor Programa de Auditório, também em 2014.
Os músicos do Skank foram os próximos a subir ao palco para receberem dois Troféus Imprensa que ganharam em 2008 e 2009 na categoria de melhor conjunto musical. Questionados sobre a música de maior sucesso do grupo, eles afirmam que é a clássica “Garota Nacional”. Quando receberam a estatueta e ressaltaram sua beleza, Silvio argumentou sobre a modificação da peça, que ganhou um brilho especial este ano: “Puseram um brilho e está custando mais de mil reais cada uma. Fui em Orlando, no Museu de Cera, e na saída tinha uma dessas que custava 30 dólares”, explicou.
Danilo Gentili chegou acompanhado de sua trupe para juntos receberem o Troféu Internet de Melhor Programa de Entrevista em 2014.  Silvio, empolgado com a performance do apresentador, soltou o elogio: “Você é muito bom, mas precisa parar de falar de Política”.  Em outro momento irreverente, Murilo Couto aproveitou a ocasião para pedir que Silvio fizesse um “snap”, do aplicativo Snapchat, com eles. O apresentador quis saber como funcionava a ferramenta e divertiu-se ao ver seu rosto com um filtro de cachorrinho na tela.
O cantor Sam Alves veio à atração para receber o Troféu Internet de Revelação em 2014. Ele foi questionado por Silvio sobre o prêmio que ganhou no programa The Voice, em 2013: “Ele ganhou 500 mil reais? No duro?”, brincou. Sam falou ainda sobre o começo de sua carreira e disse que cantou muito em igrejas. Ele afirmou ainda que a música que mais pedem para ele cantar em seus shows é “Hallelujah”, a mesma que o consagrou no reality. Gusttavo Lima também compareceu para receber o Troféu Imprensa por Melhor Cantor de 2014. 
Rodrigo Faro, que veio receber os Troféus Imprensa e Internet de Melhor Apresentador de 2014, emocionou-se ao relembrar um fato do ano passado, quando ele assumiu o púlpito por alguns minutos no lugar de Silvio Santos: “Tenho certeza que foi o dia mais importante e especial da minha vida, porque você me deixou apresentar o Troféu Imprensa. Todos querem ser Silvio Santos. Só um cara da sua altura poderia fazer isso”, afirmou. Após ouvir mais um elogio à nova e mais brilhante estatueta, Silvio completou: “Vão tentar fazer esse bonequinho do Oscar com um jornal na mão, não sei se vão conseguir.”. Faro ainda se emocionou ao fazer um agradecimento à sua avó, que teve um AVC recentemente, dizendo que ela acompanhou toda sua luta: “Queria dedicar esse troféu à minha avó. Foram anos aqui na porta do SBT tentando uma chance e hoje estou aqui, brincando ao lado do meu ídolo”, completou.
Silvio Santos recebeu ainda o diretor de criação da Young & Rubicam Felipe Pavani, que ganhou o Troféu Imprensa de Melhor Comercial em 2014 com a campanha da Vivo. Também subiram ao palco a dupla de criação Fabio Rosinholi e Piero Motta, da Agência WE, para receberem o Troféu Internet de Melhor Comercial em 2014 pela campanha da OLX. 
     Nesta edição, mais de 150 mil pessoas votaram nas categorias por meio do Portal UOL e Site do SBT. Quem decidiu o vencedor do Troféu Internet foi o próprio internauta. Já para o Troféu Imprensa, os três mais votados do público foram apresentados em ordem alfabética aos jurados e eles decidiram o melhor. O corpo de jurados neste ano foi formado por onze jornalistas e radialistas, que representaram os principais veículos de comunicação do País. São eles: Lígia Mesquita - Folha de São Paulo, o jornalista Leão Lobo – TV Gazeta e  Rádio Tropícal FM , José Armando Vannucci – Jovem Pan e TV Gazeta, Valença Sotero – Revista Caras, Nelson Rubens  - TV Fama- Rede TV , Rádio Capital e  Revista Minha Novela; Décio Piccinini – Rede Brasil de Televisão; Marcelo Bartolomei – Revista Contigo; Cristina Padiglione – O Estado de São Paulo/  Flávio Ricco – Diário de São Paulo e Portal UOL; Ricardo Feltrin – Portal UOL e Sonia Abrão – Programa A  Tarde é Sua - Rede TV.

Confira os indicados e ganhadores deste ano:

MELHOR CANTORA
Finalistas
Anitta
Ivete Sangalo
Ludmilla
Vencedores
Troféu Imprensa – Ivete Sangalo
Troféu Internet –  Ivete Sangalo

MELHOR PROGRAMA INFANTIL
Finalistas:
Bom Dia & Cia.
Cocoricó
Mundo Disney
Vencedores:
Troféu Imprensa – Bom Dia & Cia.
Troféu Internet – Bom Dia & Cia.

MELHOR NOVELA
Finalistas
Verdades Secretas
Os Dez Mandamentos
Cúmplices de Um Resgate
Vencedores
Troféu Imprensa – Verdades Secretas
Troféu Internet –  Os Dez Mandamentos

MELHOR JORNAL DE TV
Finalistas
Cidade Alerta
Jornal Nacional
SBT Brasil
Vencedores
Troféu Imprensa – Jornal Nacional
Troféu Internet –  Jornal Nacional

MELHOR APRESENTADORA OU ANIMADORA DE TV
Finalistas:
Eliana
Patricia Abravanel
Sabrina Sato
Vencedores:
Troféu Imprensa – Patricia Abravanel
Troféu Internet – Eliana

MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO
Finalistas
Tapas e Beijos
A Praça é Nossa
Pânico na Band
Vencedores
Troféu Imprensa – A Praça é Nossa
Troféu Internet –  A Praça é Nossa

MELHOR ATOR
Finalistas
Alexandre Nero
Guilherme Winter
Caio Castro
Vencedores
Troféu Imprensa – Guilherme Winter
Troféu Internet – Alexandre Nero
   
MELHOR APRESENTADOR OU ANIMADOR DE TV
Finalistas
Celso Portiolli
Luciano Huck
Rodrigo Faro
Vencedores
Troféu Imprensa – Celso Portiolli
Troféu Internet – Silvio Santos

MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO 
Finalistas
Conexão Repórter
Domingo Espetacular
Fantástico
Vencedores
Troféu Imprensa – Conexão Repórter
Troféu Internet – Fantástico

MELHOR ATRIZ
Finalistas
Grazi Massafera
Larissa Manoela
Giovanna Antonelli
Vencedores
Troféu Imprensa – Grazi Massafera
Troféu Internet –  Grazi Massafera
  
MELHOR PROGRAMA DE ENTREVISTA 
Finalistas
Marília Gabriela Entrevista
Programa do Jô
The Noite
Vencedores
Troféu Imprensa – Programa do Jô
Troféu Internet – The Noite

MELHOR APRESENTADOR OU APRESENTADORA DE TELEJORNAL
Finalistas
Marcelo Rezende
Rachel Sheherazade
Ricardo Boechat
Vencedores
Troféu Imprensa – Ricardo Boechat
Troféu Internet – Rachel Sheherazade

REVELAÇÃO
Finalistas
Camila Queiroz
Renato Livera
Wesley Safadão
Vencedores
Troféu Imprensa – Camila Queiroz
Troféu Internet – Wesley Safadão

CANTOR
Finalistas
Anderson Freire
Luan Santana
Lucas Lucco
Vencedores
Troféu Imprensa – Luan Santana
Troféu Internet – Luan Santana
      
MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO
Finalistas
Altas Horas
Eliana
Programa Silvio Santos
Vencedores
Troféu Imprensa – Programa Silvio Santos
Troféu Internet – Programa Silvio Santos

História
  

O Troféu Imprensa foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (falecido em 2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos da cidade no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles apenas votavam e os ganhadores ficavam sabendo através da divulgação feita pelos jornais. Ainda não existia a estatueta. Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o troféu em forma de Oscar e deu novo formato à premiação.
Postagem Anterior Próxima Postagem