OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Pesquisadores desenvolvem tratamento que auxilia diabéticos

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto desenvolveram um tratamento que auxilia portadores da diabetes tipo 2 a controlar a doença. Segundo os profissionais, a diminuição do consumo de calorias ajuda a diminuir a concentração de medicamentos que cada paciente precisa ingerir, além de colaborar com perda de peso do portador da doença. De acordo com o avareense Rafael Ferraz, que é um dos pesquisadores, a medida pode render benefícios ao paciente que tem diabetes em menos de um mês.
LEIA MAIS🔻
Ele explica que o tratamento ajuda a reduzir o nível de colesterol e glicemia, além de devolver qualidade de vida às pessoas.
“Nosso tratamento é um processo que nós protocolamos de fazer uma restrição calórica de 25% para pacientes que têm diabetes tipo 2 e não usam insulina. Que seria isso? Nós restringimos 25% da ingestão de calorias durante 27 dias, período em que podemos observar uma diferença de níveis de glicemia de jejum e colesterol”, afirma.
O objetivo do tratamento é proporcionar uma melhora de vida para os pacientes, além de gerar economia com remédios e auxiliar na perda de peso. Apesar disso, o tratamento não exclui a utilização de medicamentos, que de acordo com os pesquisadores, seguirá sendo fundamental para controlar o diabetes.
“Nós pegamos o paciente em um estado totalmente descompensado e após isso observamos ao fim do tratamento que ele apresenta uma qualidade de vida e uma qualidade metabólica boa. Esse protocolo consegue ativar algumas vias metabólicas importantes na maquinaria celular, proporcionando uma melhora funcional da célula e aos órgãos que são associados a este controle do diabetes, colesterol desse paciente”, conclui.
Paciente
O caminhoneiro Eli Alves é um dos portadores da doença que afirma que não cuidava da própria saúde até que sofreu um infarto e foi forçado a parar de trabalhar para começar a fazer tratamento especializado e perder peso.
“Nunca procurei exercício físico ou alimentação porque não tinha condições. Costumava ingerir comida forte, fora de hora, quando tinha horário pra comer até enfartar. Eu desci do caminhão, passei mal, caí e acordei no hospital. Foi quando passei a me preocupar mais, minha pressão era alta, 21, 22, direto. Mesma pressão de pneu, do radiador do caminhão”, afirma.
Ele é uma das pessoas que agora está recebendo acompanhamento dos pesquisadores da USP. Eli diz que tem esperança de retomar sua antiga rotina. “O bicho pegou. Agora vi que minha saúde tá debilitada e tenho esperança de melhorar minha saúde. Não quero mais essa vida, quero viver uns tempos ainda”, finaliza. 
Diabetes
A professora do Departamento de Clínica Médica da USP, Maria Cristina Foss Freitas, explica que um esforço extra é fundamental para ajudar no tratamento e destaca que, embora as mudanças possam ser complicadas no começo, elas devem trazer grandes benefícios.
“A gente pretende mostrar para ele [paciente] que se ele fizer mudanças significativas na sua alimentação ele consegue controlar o diabetes dele sem precisar de tanta medicação ou de tanto recurso. Fazer essas modificações, que no começo podem ser complicadas, pode trazer grandes benefícios no controle da doença”, explica.
Além disso, a profissional ressalta que mesmo quem não tem a doença deve fazer exames periodicamente para detectar o mais cedo possível caso a pessoa desenvolva a disfunção.
“O diagnóstico muitas vezes é tardio porque as pessoas não percebem que têm a doença. Sempre recomendamos que a pessoa procure o diagnóstico do diabetes com certa frequência. A população de uma maneira geral está susceptível ao diabetes e é necessário fazer exames de rotina”.

Fonte: G1.
Postagem Anterior Próxima Postagem