OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Unimed Avaré promove palestras para orientar atletas do projeto CTU


Como se alimentar adequadamente antes e depois dos treinos e quais exercícios podem ser feitos para evitar lesões. 
LEIA MAIS 🔻
Estas foram algumas das questões abordadas durante as palestras promovidas pela Unimed Avaré, com o objetivo de orientar as jogadoras de basquete do projeto CTU (Centro de Treinamento Unimed). Denominado de Semana da Saúde CTU, o evento aconteceu nos dias 14, 16 e 17 de março, sob a organização da enfermeira Ana Maria Gambini, responsável pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da Unimed, e da coordenadora do projeto CTU, Silvana Rocha.
A técnica do time, Neusânia Martins, agradeceu o apoio da Unimed Avaré ao projeto e ressaltou a importância do evento para as atletas. “A Semana da Saúde foi de grande valia, pois adquirimos muitos conhecimentos e as palestras esclareceram assuntos importantes, que podem ajudar no desempenho das atletas do CTU e na vida dessas crianças e adolescentes”, declarou a técnica.
Foram realizadas três palestras. Uma delas, ministrada pela nutricionista Maria Carolina Silvestre Pera, abordou o tema Nutrição Equilibrada. “A profissional informou como deve ser a alimentação adequada antes e depois dos treinos e também sobre a importância de se hidratar durante o treino”, ressaltou Neusânia. “Ela disse, por exemplo, que após o treino a atleta deve jantar e não comer porcaria, como salgadinho e refrigerantes, o que muitas vezes leva a criança ou a adolescente a ficar com anemia”, contou a técnica.
Na segunda palestra, apresentada pela fisioterapeuta Emanuelle Cristina Riul do Carmo, as atletas tiveram aulas práticas de Técnicas de Relaxamento e Alongamento. “A fisioterapeuta ensinou exercícios, esclareceu sobre a importância do alongamento antes e depois do treino, além de explicar porque fazer aquecimento antes de alongar ajuda na prevenção de lesões”, ressaltou Neusânia.
“O Comportamento Humano” foi o tema da terceira palestra, ministrada pela psicóloga Juliana Marques Craveiro. Segundo a técnica Neusânia, essa palestra foi fundamental porque falou sobre a influência dos problemas pessoais e familiares no desempenho da atleta nas quadras. “Além disso, ensinou às atletas adolescentes como devem se comportar no momento de participarem de uma entrevista de emprego, explicando, por exemplo, que é preciso usar roupa adequada”, acrescentou Neusânia.
O projeto CTU prevê também palestras sobre outros assuntos, como Saúde da Mulher, que será apresentada pela enfermeira Ana Maria e abordará o sistema reprodutor feminino, vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), menarca, período menstrual, higiene íntima e prevenção de infecções. 
Considerado um importante projeto social, o CTU foi criado pela Unimed Centro Oeste Paulista – Federação Intrafederativa das Cooperativas Médicas, com o objetivo de promover o bem-estar social através do esporte. Em Avaré, o projeto atende 100 crianças e adolescentes com idade entre 08 e 17 anos. Juntamente com o treinamento esportivo, as participantes recebem apoio educacional, médico, entre outros aspectos que criam um ambiente seguro e saudável para seu crescimento e desenvolvimento pessoal. 

Assessoria de Imprensa
Unimed Avaré
Jornalista Ana Maria Ribeiro - (14) 98132-1835
11/04/2017
Postagem Anterior Próxima Postagem